Jerônimo Rodrigues destaca eficiência da cooperação entre os poderes durante reunião com ministro Edson Fachin


Jerônimo Rodrigues destaca eficiência da cooperação entre os poderes durante reunião com ministro Edson Fachin
Jerônimo Rodrigues destaca eficiência da cooperação entre os poderes durante reunião com ministro Edson Fachin

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou, nesta segunda-feira (3), o compromisso da Bahia com a integração entre os poderes e o fortalecimento das ações de Justiça e cidadania, durante reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Edson Fachin. O encontro, realizado no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, integra a programação do Mês Nacional do Júri e teve como objetivo o compartilhamento de informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Justiça e o fortalecimento do diálogo entre as instituições.

Na ocasião, Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da cooperação entre os poderes e citou o programa Bahia Pela Paz, iniciativa estadual que propõe a integração de ações sociais consistentes de prevenção e redução da violência. “A Bahia tem atuado de forma integrada com o Sistema de Justiça, valorizando o papel do diálogo e da responsabilidade conjunta na defesa dos direitos e da democracia. Uma união de esforços de aproximação com a sociedade, que mostra a eficiência e a capacidade da Justiça baiana contra a impunidade”, declarou.

A visita do ministro Edson Fachin à Bahia faz parte da mobilização nacional que busca intensificar o julgamento de crimes dolosos contra a vida em todo o país. A expectativa é de que com o mutirão, 2 mil casos sejam julgados na Bahia, no mês de novembro. Em sua fala, o ministro destacou a relevância da atuação conjunta entre os entes federativos e o Poder Judiciário.

“A Justiça só alcança todo o seu propósito quando caminha ao lado das demais instituições do Estado. O Mês Nacional do Júri simboliza esse esforço coletivo em favor da vida, da verdade e da justiça, através da celeridade processual e julgamentos em tempo hábil”, afirmou o presidente do STF e do CNJ.

Até o momento, a Bahia já realizou quase 1,5 mil sessões de júri em 2025, número que demonstra o empenho do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e das instituições parceiras na promoção da justiça e na redução da impunidade em crimes contra a vida, celebrou a presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

Outras autoridades do Poder Judiciário e representantes do Executivo estadual, como o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e o secretário de Direitos Humanos, Felipe Freitas, também participaram da reunião.

“Essa é mais uma ação de integração e compartilhamento de dados, seja sobre pessoas procuradas pela Justiça ou processos criminais em andamento, especialmente no enfrentamento às facções criminosas — área em que temos atuado com prioridade. O fortalecimento e a celeridade do processo criminal, impulsionados por iniciativas do Tribunal de Justiça, somam-se às ações da Secretaria de Segurança Pública para reduzir as mortes violentas”, afirmou o secretário Marcelo Werner.

O evento foi transmitido virtualmente para magistrados do interior do estado. Também foram exibidas, em tempo real, imagens das sessões do júri que acontecem simultaneamente nos municípios de Valença, Porto Seguro e Feira de Santana.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA