
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, lamentou a morte do coronel PM reformado Inácio Paz de Lira Júnior, aos 64 anos, vítima de um acidente na BA-263, entre os municípios de Itapetinga e Itambé, na noite desta quinta-feira (8). Profundamente consternada com a notícia, Ivana Bastos destacou a perda irreparável para a Bahia, em especial para a região sudoeste do estado. Segundo a presidente da ALBA, o coronel Lira era “um desses homens que vêm ao mundo com a missão precípua de realizar, de fazer acontecer, que não medem esforços para alcançar sonhos”.
Na moção de pesar protocolada no Legislativo baiano, Ivana Bastos ressaltou que o coronel, reconhecido pelo comprometimento com a segurança pública e por uma atuação marcada pelo humanismo, foi o primeiro comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) da Bahia, deixando um legado expressivo na Polícia Militar em Vitória da Conquista e em todo o sudoeste baiano.
Coronel Lira, como era carinhosamente chamado por toda a comunidade de Guanambi e região, iniciou sua carreira militar no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, em 1982. Era bacharel em Administração de Empresas e em Direito pela Universidade Católica do Salvador, bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo, com pós-graduação em Segurança Pública e especialização pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Ao longo da carreira, exerceu diversas funções de destaque, entre elas: comandante da Companhia de Guanambi; ajudante de ordens do governador da Bahia; subchefe do Centro de Educação Física da PMBA; delegado de Polícia em Matina; subcomandante do Policiamento Regional Oeste, em Barreiras; subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Cerrado; comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Macaúbas; e subcomandante do 17º Batalhão da PM, em Guanambi.
Foi comandante do 9º Batalhão da PM, em Vitória da Conquista; comandante do 15º Batalhão da PM, em Itabuna; diretor-geral do Colégio da Polícia Militar, em Vitória da Conquista; comandante do Policiamento Regional Norte, em Juazeiro; e comandante do Policiamento Regional Oeste, em Barreiras.
O coronel Lira foi ainda diretor de Apoio Logístico da PM-BA e comandante do Policiamento Regional Sudoeste, com sede em Vitória da Conquista. Foi condecorado com as medalhas por Tempo de Serviço (10, 20 e 30 anos), do Mérito Intelectual Dionísio Cerqueira, do Mérito Policial Marechal Argôlo, da Ordem do Mérito – Grau de Cavalheiro, do Mérito Policial, além de receber os títulos de cidadão de Vitória da Conquista e de Guanambi.
Atuou também como instrutor da Academia da Polícia Militar da Bahia e gestor da Bahia na Operação Divisa Segura, entre 2012 e 2014. Pela ALBA, foi homenageado com a Medalha do Mérito 2 de Julho.
TRAJETÓRIA MARCANTE
Ivana Bastos recordou que, natural de Guanambi, onde residia, o coronel Lira construiu uma trajetória marcante na Polícia Militar da Bahia, “destacando-se pelo profissionalismo, liderança e dedicação à segurança pública, mas também para além desses horizontes”. Segundo ela, seu legado inclui uma atuação relevante na gestão pública municipal, sempre marcada por liderança serena e atenção às pessoas.
Durante sua passagem pela prefeitura de Guanambi, como secretário de Planejamento (2021–2023), destacou-se em decisões estratégicas ao lado do prefeito Nilo Coelho, como a implantação do Hospital Covid na UniFG, a negociação com a Embasa para a redução da taxa de esgotamento sanitário, por meio do programa Auxílio Amigo, além da reorganização da Secretaria de Saúde com a implementação do Portal do Cidadão. O coronel também atuou como consultor de diversas prefeituras da região e do Sul da Bahia.
“A toda a sua família, amigos e conterrâneos da querida Guanambi, certamente enlutada, deixo o nosso abraço solidário. Rogo a Deus que conceda a todos a força necessária para a superação desse instante de perda e de muita dor”, concluiu Ivana Bastos.







Comentários