Ivana Bastos ressalta crescimento físico e reinvenção da rede SAC na Bahia em menos de duas décadas


PRESIDENTE DA ALBA PROPÔS SESSÃO ESPECIAL PELOS 30 ANOS DO ÓRGÃO

Em sessão especial comemorativa aos 30 anos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na tarde desta quinta-feira (11.09), a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, lembrou que a rede estadual nasceu em 1995, mas foi a partir de 2007 que ganhou o impulso que a tornou o que é hoje. “Em menos de duas décadas, a Bahia viu o SAC triplicar sua estrutura física, saltando de 27 para 91 unidades, além das três carretas do SAC Móvel que levam serviços a cerca de 200 cidades por ano”, observou Ivana, propositora da sessão.

Nesses 30 anos, Ivana destacou que, além de crescer, o SAC se reinventou, digitalizou processos, expandiu sua presença e tornou-se referência nacional e internacional em atendimento público. Com números que impressionam, o Serviço saltou de 18 municípios atendidos, em 2006, para 72 municípios em 2025; 5 milhões de usuários já utilizam o SAC Digital; o índice de satisfação supera os 90%; e a Bahia é hoje o 4º estado que mais emite a nova Carteira de Identidade Nacional.

Muito além de celebrar números e conquistas, para a chefe do Legislativo estadual a sessão especial foi um reconhecimento de pessoas, talentos e histórias que fizeram do SAC um orgulho da Bahia e do Brasil. Ela registrou os nomes de Edelvino Goes, que por 12 anos foi secretário de Administração – “sua gestão pavimentou caminhos importantes que hoje permitem novos avanços” -; o atual secretário, Rodrigo Pimentel; e o superintendente do SAC, Flávio Machado Barbosa – “que tem conduzido o SAC a este patamar de excelência”.

Mas Ivana Bastos não esqueceu dos servidores e servidoras, “que são a alma e o coração dessa rede”. E foi mais além, afirmando que sob essa condução e com esse time, se antes as filas e senhas manuais eram um desafio, hoje vivemos a era do SAC Digital e do BA.GOV.BR, com quase 1.300 serviços disponíveis, muitos deles 100% online, permitindo que o cidadão resolva pelo celular o que antes exigia deslocamentos e esperas.

“Uma mãe que consegue tirar os documentos dos filhos sem enfrentar horas de espera.

Um trabalhador que em poucos minutos renova sua CNH. Um jovem que emite sua identidade digital pelo celular. Cada atendimento é uma história de cidadania garantida. Ao celebrarmos os 30 anos do SAC, celebramos também a certeza de que o serviço público pode, sim, ser sinônimo de qualidade, inovação e respeito ao cidadão”, observou a presidente.

SAC NA ASSEMBLEIA

Ivana Bastos aproveitou a sessão especial para anunciar “uma novidade muito especial”: a implantação de um Posto SAC dentro da ALBA está avançando. A intenção é ampliar o atendimento ao público interno, oferecendo serviços como emissão de identidade, atendimento ao Tribunal Regional Eleitoral e renovação da Carteira Nacional de Habilitação com mais agilidade, conforto e eficiência.

“A ALBA quer estar cada vez mais próxima das pessoas, oferecendo serviços que fazem diferença no dia a dia da população. Esse novo posto será um marco dessa aproximação”, justificou a presidente, acrescentando que tem “a convicção de que o povo é, e deve sempre ser, o centro de qualquer governo. Porque quando o governo serve bem, quando respeita o tempo e a dignidade das pessoas, ele cumpre a sua missão mais nobre: transformar vidas e construir cidadania”.

Foto: Sandra Travassos
Fonte: ALBA – Ascom / Gabinete da Presidência
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