Ivana Bastos elogia trajetórias de Henrique Carballal e Raul Jungmann, homenageados com título e comenda


PRESIDENTE DESTACA INICIATIVAS DE JÚNIOR MUNIZ E ROBERTO CARLOS

“Celebrar homens públicos de valor é reafirmar a confiança no futuro”, afirmou a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, ao saudar os presidentes da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, que receberam, respectivamente, a comenda 2 de Julho e o título de Cidadão Baiano, em sessão especial nesta quinta-feira (30.10). “Duas trajetórias, duas homenagens, um mesmo propósito: servir ao povo brasileiro”, resumiu Ivana Bastos.

A comenda a Carballal foi proposta pelo deputado Roberto Carlos (PV) e o título a Jungmann pelo deputado Júnior Muniz (PT). “A Assembleia Legislativa da Bahia se engrandece com homenagens como estas. Parabéns ao novo baiano, Raul Jungmann, ao comendador Henrique Carballal, aos deputados Júnior Muniz e Roberto Carlos pelas merecidas homenagens”, elogiou a chefe do Legislativo baiano, ressaltando a dedicação e a atuação dos dois deputados, dentro e fora do Parlamento.

Numa referência às atividades dos dois homenageados, Ivana Bastos lembrou que tivemos a Idade da Pedra, a do Ferro, a do Cobre, a do Ouro, a do Petróleo, e hoje vivemos a era dos minerais críticos, que sustentam a tecnologia, a transição energética e a própria vida moderna. “Se há uma verdade incontestável é esta: não haveria civilização sem os minerais. São eles que dão forma às casas onde moramos, aos carros que dirigimos, aos celulares que nos conectam, aos instrumentos que salvam vidas e às pontes que unem povos e sonhos”, observou a presidente da ALBA.

BAHIA NA GEOPOLÍTICA

Ao traçar um perfil de Henrique Carballal, a presidente da ALBA lembrou que “à frente da CBPM, vem conduzindo um trabalho que é um caminho sem volta para o desenvolvimento: identificando e criando as condições para que a Bahia possa desenvolver seus minerais; atraindo investimentos para que esses recursos sejam processados aqui; e garantindo a logística necessária para que tudo isso aconteça, com parcerias estratégicas a exemplo da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), os estudos sobre a viabilidade da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do Porto Sul”.

Em relação ao pernambucano Raul Jungmann, Ivana Bastos destacou que serviu ao país como ministro em várias pastas (Reforma Agrária, Defesa e Segurança Pública), foi deputado federal e vereador do Recife. “Hoje, à frente do Ibram, é uma das vozes mais respeitadas na defesa dos minerais críticos e da transição energética, lembrando que ‘é impossível discutir o futuro da energia sem falar dos minerais críticos e sem incluir o Brasil’. Como ele próprio ressalta, esses minerais situam o Brasil ‘no topo da geopolítica mundial’, reforçando a importância de políticas que unam ciência, sustentabilidade e soberania nacional”, encerrou.

Fotos: Vaner Casaes
Fonte: ALBA – Ascom / Gabinete da Presidência