
Localizado na Chapada Diamantina, o município de Palmeiras comemorou, nesta quinta-feira, 15 de janeiro, 135 anos de emancipação política. A data magna foi registrada no Parlamento baiano por meio de moção de congratulações apresentada pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), que saudou os moradores, resgatou aspectos da história local e destacou ações que marcam a atuação de seu mandato no município.
No documento, Ivana ressaltou que Palmeiras, sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina, ganhou projeção como um dos principais polos de ecoturismo do país, especialmente pela riqueza de seus rios e cachoeiras. “Uma cidade pródiga em rios”, descreveu ela, ao citar os rios Preto, da Conceição de Baixo, da Conceição dos Gatos, São João, Santo Antônio, da Serra Negra, Ribeirão, Cochó, dos Coités, Guiné, Capão e Tejuco.
“Entre esses belos cursos d’água, o mais notório é a Cachoeira da Fumaça, considerada a maior queda livre d’água do Brasil. Muito procurada por turistas de todo o mundo, ela possui cerca de 360 metros de altura, o que faz com que o volume de água não alcance o solo, desfazendo-se em névoa durante a queda”, relata a deputada, que também destacou outros atrativos turísticos, como o Morro do Pai Inácio e os vales do Pati e do Capão.
A moção aborda ainda a origem histórica do município, no século XIX, a partir das atividades de garimpo, com destaque para o apogeu da mineração — sobretudo das jazidas de diamantes — entre os anos de 1857 e 1861. O texto também registra manifestações culturais e religiosas que integram a identidade local, como o carnaval e as tradicionais comemorações em louvor a Santo Antônio e ao Senhor Bom Jesus, padroeiro dos palmeirenses.
PARCERIA COM MUNICÍPIO
“A parceria do nosso mandato com a gestão municipal de Palmeiras muito me alegra, especialmente por perceber o desenvolvimento local, com avanços significativos na qualidade de vida da população”, afirmou a presidente da ALBA.
Entre as realizações que contaram com a contribuição de seu mandato, Ivana Bastos elencou o asfaltamento das estradas do Vale do Capão e de Campos de São João, a pavimentação da BA-849, a construção da ponte sobre o Rio Preto, a requalificação do Córrego Lajedinho, melhorias no Mercado Municipal, a implantação da nova sede da Polícia Militar, a construção de uma escola em tempo integral, a finalização do Programa de Saúde da Família Augusta Brito, além do calçamento de mais de 30 ruas.







Comentários