
O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), indicações endereçadas ao governador Jerônimo Rodrigues, por meio das quais solicitou a perfuração e instalação de poços artesianos nos municípios de Brotas de Macaúbas, Barra do Mendes, Retirolândia, Iraquara, Gentio do Ouro, Lapão e Souto Soares. Os documentos também são destinados à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).
Referente ao município de Lapão, a cerca de 500Km de Salvador, o parlamentar solicitou a implantação do poço artesiano no Colégio Justiniano de Castro Dourado. De acordo com Rodrigues, “a implantação de um poço artesiano no colégio se faz necessária para assegurar condições dignas de higiene, alimentação e bem-estar aos alunos, professores e servidores, especialmente em períodos de estiagem”.
No documento, Ricardo Rodrigues destacou ainda que “a medida contribuirá para a continuidade das atividades pedagógicas, a melhoria da infraestrutura escolar e a promoção da saúde no ambiente educacional, beneficiando toda a comunidade escolar do município de Lapão”.
Em relação aos demais municípios citados no documento, o deputado relatou que a construção das obras garantirá a ampliação do acesso à água potável para os municípios, que, em soma, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totalizam mais de 116 mil habitantes.
“Esses municípios enfrentam dificuldades recorrentes relacionadas à escassez hídrica. A perfuração de poços artesianos é uma medida essencial para garantir segurança hídrica, melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer as políticas públicas de convivência com o semiárido”, enfatizou.
No documento, o deputado destacou ainda que a realização dessas obras contribuirão para o abastecimento de comunidades urbanas e rurais, assegurando acesso regular à água potável, promovendo saúde pública e fomentando o desenvolvimento social e econômico dessas localidades.







Comentários