Governo da Bahia reforça apoio ao empreendedorismo em evento em Feira de Santana


Governo da Bahia reforça apoio ao empreendedorismo em evento em Feira de Santana
Governo da Bahia reforça apoio ao empreendedorismo em evento em Feira de Santana

Foto: Marcos Braga – Ascom/SDE

Com foco no fortalecimento das micro e pequenas empresas e no protagonismo feminino nos negócios, o Governo da Bahia participou, nesta segunda-feira (20), do XIII Encontro Estadual do Empreender e do III Encontro do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Bahia (CMEC-BA), organizados pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), no Centro de Convenções de Feira de Santana. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) representou a gestão estadual no evento, que reuniu cerca de 500 empreendedores, empresários e lideranças de mais de 100 municípios para debater inovação, associativismo e práticas de desenvolvimento econômico.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou a relevância do encontro para fortalecer o empreendedorismo feminino. “Quero parabenizar a Faceb pelo evento, que tem incentivado de forma significativa os micro e pequenos negócios em Feira de Santana, colocando as mulheres no protagonismo do empreendedorismo. As baianas se destacam pela criatividade, e estamos vivenciando experiências realmente exitosas neste encontro”, afirmou Almeida.
O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Luciano Giudice, também ressaltou a importância da iniciativa e destacou as ações em andamento voltadas ao setor. “O encontro foi bastante produtivo. A SDE segue fortalecendo sua parceria com o micro e pequeno empreendedor, com apoio, formação e estruturação da atividade. Abordamos aqui a elaboração do estudo sobre a cadeia e o planejamento para atualização da política de comércio e serviços do Estado, como uma importante ferramenta para o setor, bem como o grupo de trabalho para o desenvolvimento do comércio eletrônico.”
Para o presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia (Faceb), a realização do evento na cidade representa um marco para o fortalecimento do empreendedorismo no interior. “Tenho que reconhecer que o que o Estado fez por Feira de Santana foi um grande presente, ao permitir que eventos dessa envergadura possam ser realizados aqui. Era uma oportunidade que nós perdíamos a cada ano. Hoje temos empresários de todas as regiões do Estado, de Luís Eduardo Magalhães a Mucuri, de Casa Nova a diversos outros municípios, participando e acreditando no nosso projeto, que é o Projeto Empreender”, destacou.
O dirigente também ressaltou os resultados positivos da iniciativa, que, desde 2001, tem estimulado a cooperação entre empresas. “Das empresas que participam desse programa, não há registro de uma que tenha fechado as portas. Ao contrário, todas apresentam crescimento no faturamento e no número de funcionários. É um motivo de orgulho para a Bahia”, completou.
Com o tema ‘Conectando Histórias, Transformando Realidades’ a atividade contou com palestras, exposições e espaços de networking. O evento é um dos principais fóruns de estímulo ao empreendedorismo na Bahia, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento das cadeias produtivas em todas as regiões do Estado.