
O Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur), lança, nesta sexta-feira (31), o Projeto Visite a Bahia, que tem como projeto-piloto o município de Morro do Chapéu, iniciativa inovadora de gestão turística e territorial, que visa estruturar, organizar e promover a cidade como destino turístico de referência no estado. O projeto é uma iniciativa inovadora de gestão turística e territorial. O portal digital integrado foi criado para reunir em um único ambiente todas as informações necessárias para que o visitante planeje sua viagem de forma prática, segura e acessível.
Angelo Almeida, secretário da SDE, explica que o principal objetivo do projeto é transformar a Bahia em referência nacional em turismo inteligente. “A plataforma mapeou atrativos, digitalizou produtos turísticos e capacitou empreendedores locais de Morro do Chapéu. Mais do que uma ferramenta de divulgação, é um instrumento de gestão territorial integrada, que conecta visitantes, empreendedores locais e poder público em uma mesma plataforma, fortalecendo a governança do turismo, ampliando a visibilidade dos negócios locais e promovendo a inclusão produtiva das comunidades, em alinhamento com os princípios do desenvolvimento territorial sustentável”, afirma.
Projeto Visite Morro do Chapéu
A plataforma foi desenvolvida pela Just Travel em formato multimoedas e multi-idiomas, possibilitando que turistas nacionais e internacionais realizem consultas e reservas de forma simplificada. O portal disponibilizará opções de hospedagem, alimentação, transporte e guias turísticos credenciados, além de apresentar os principais atrativos naturais, culturais e gastronômicos de Morro do Chapéu.
Capacitação
Nesta quinta-feira (30), a Just Travel vai apresentar o aplicativo e capacitar o polo turístico da cidade. Na semana passada, empreendedores e profissionais do setor turístico tiveram dois dias de imersão em conhecimento e troca de experiências, em oficinas sobre hospitalidade, marketing, gastronomia e atendimento ministrados pelo Sebrae e Senac. Além disso, conheceram as opções oferecidas pelos bancos de fomentes Desenbahia e Banco do Nordeste, para alavancar seus negócios. A iniciativa reforça o compromisso com a qualificação do turismo e o fortalecimento das economias locais — pilares do desenvolvimento econômico sustentável, que impulsiona o interior da Bahia.
Fonte: Ascom/SDE







Comentários