Geopública 2025 integra programação ao SotM Brasil, que acontece este ano na Bahia


Geopública 2025 integra programação ao SotM Brasil, que acontece este ano na Bahia
Geopública 2025 integra programação ao SotM Brasil, que acontece este ano na Bahia

Acompanhar a inovação geoespacial impulsionada pela inteligência artificial é o foco do Geopública 2025, encontro de produtores e usuários de geoinformação que acontece de 16 a 19 de setembro de 2025, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (5ª Av., 560, CAB, Salvador) e na Escola Politécnica da UFBA. Nesta 14ª edição, o evento será integrado ao SotM Brasil 2025 (State of the Map Brasil), encontro oficial da comunidade mundial do OpenStreetMap (OSM), o maior mapa colaborativo do planeta.

O SotM é um evento internacional realizado em diversos países, vinculado ao movimento global que defende o uso de mapas livres e colaborativos. Reúne mapeadores, desenvolvedores, pesquisadores e entusiastas que contribuem para criar mapas abertos e acessíveis, aplicados em navegação, pesquisas acadêmicas, ações humanitárias e planejamento de políticas públicas, entre outros usos.

“A integração entre os dois eventos fortalece a cartografia aberta e coletiva, capaz de apoiar desde ações emergenciais, como localizar áreas afetadas por desastres naturais, até o desenvolvimento de soluções tecnológicas com inteligência artificial e ciência de dados”, explica Fabíola Andrade, professora da Escola Politécnica da UFBA e uma das organizadoras.

“Ao trazer o SotM para a sua programação, o Geopública 2025 amplia seu alcance e se conecta a uma rede internacional de inovação em geoinformação, colocando a Bahia no mapa das grandes discussões sobre o futuro da cartografia digital, o uso ético da IA e o papel do cidadão na produção de conhecimento geográfico, contribuindo para a transformação digital coletiva”, comenta o diretor de Informações Geoambientais da SEI, Cláudio Pelosi.

O Geopública 2025 é promovido pela Comissão Estadual de Cartografia do Estado da Bahia (Cecar), sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O SotM Brasil 2025 é organizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o apoio de instituições públicas, empresas privadas e da comunidade OpenStreetMap Brasil.

A programação inclui palestras, painéis, apresentações de trabalhos e minicursos. Inscrições abertas aqui.

Fonte: Ascom/SEI