Fenagro 2025 chega no último dia com grande público e demonstração de força do agro baiano


Fenagro 2025 chega no último dia com grande público e demonstração de força do agro baiano
Fenagro 2025 chega no último dia com grande público e demonstração de força do agro baiano

Foto: Mateus Pereira/Ascom Seagri

A Fenagro 2025 chega ao último dia neste domingo (7) atraindo o público de todas as idades ao Parque de Exposições de Salvador, que foram ao local conferir de perto a potência da produção agropecuária baiana. A edição deste ano foi elogiada pelo público devido à organização e diversidade de atividades, que envolveram desde brincadeiras para crianças até demonstrações da gastronomia baiana.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Barrozo, ressaltou que o sucesso da feira é resultado da união de muitos parceiros, e destacou que o evento mostrou a força do agro e da família baiana. “Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso dessa edição histórica, consagrando a Fenagro como um programa da família baiana, aproximando o campo da cidade. Todos que vieram aqui levarão experiências para o resto da vida”, afirmou.

O secretário também destacou o potencial cultural e agropecuário trazido pelos municípios na primeira Edição da Feira da Feiras, inserido ao Pavilhão do Governo. “Além dos 40 órgãos estaduais e federais que estiveram aqui com serviços e demonstrações técnica, 12 municípios mostraram todo seu potencial agrícola e cultural, mostrando o que a Bahia tem de melhor”, completou.

Frequentador assíduo da Fenagro desde 2015, o casal Camila Chaves e João Oliveira, de Rio do Pires, trouxe pela primeira vez a filha Antonella, de nove meses, e ressaltou a importância do evento para a divulgação da produção agropecuária baiana. “O pai de João é criador de gado Nelore e sempre venho para ver os animais dessa raça e também do Mangalarga Marchador. É muito recompensador vir aqui porque, além de ser um ambiente familiar, a gente também contribui com a agricultura familiar e com a divulgação da produção que acontece no nosso estado. E a edição deste ano está incrível, tem mais atrações, está mais organizado. No próximo ano estaremos aqui novamente”, salientou.

Produtor de caprinos e ovinos, André Freire, da cidade de Alagoinhas, se emocionou ao falar da Fenagro. “É uma felicidade muito grande participar de um evento de nível internacional. Pra quem esteve aqui no início, hoje vê uma estrutura ímpar, e o retorno dela nessa condição só faz valorizar os criadores e produtores das regiões. Todos estão de parabéns por esta edição”, disse.

Camila Freire, que esteve com as amigas no sábado, voltou no domingo com os pais. “Esse é um passeio que todos deveriam aproveitar. Vim ontem com minhas amigas e hoje voltei com para trazer meus pais para conhecer um pouco dessa ‘parte rural’, que quem mora na capital não conhece. Amei a Feira das Feiras!”, afirmou empolgada.
O evento também teve espaço para a exposição de novidades produzidas por pequenos produtores, como o óleo de pindaíba fabricado por Pedro Augusto Cone, de Conceição do Almeida. De acordo com Cone, o estudo de cromatografia indicou que o óleo possui alta concentração de micênio, um poderoso analgésico natural extraído de uma planta nativa da Mata Atlântica.

No sítio situado a 160 km de Salvador, a produção do fruto chega a superar uma tonelada por ano. “Tenho entrado em contato com especialistas e instituições para estudarmos ainda mais a pindaíba. E feiras, como a Fenagro, são uma porta aberta para a divulgação de nossos produtos ao público”, completou.

Atrações diversas

A Fenagro 2025 trouxe como novidade a Feira das Feiras, estande que reuniu a produção agropecuária de 14 cidades baianas: Rio Real, Casa Nova, Ilhéus, Piatã, Miguel Calmon, Nilo Peçanha, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Pedrão, Itarantim, Itanagra e Brumado.

No Pavilhão do Governo, os 47 estandes de órgãos e instituições parceiras levaram diversos serviços para o público, como exposições, vacinação, rodadas de negócios, palestras, atividades educativas para crianças, degustações e venda de produtos de mulheres empreendedoras, pequenos artesãos e cooperativas. Pelo segundo ano consecutivo, a Cozinha Show trouxe o melhor da gastronomia baiana, com aulas-show para crianças e adultos.

Além disso, a Fenagro também foi palco de leilões de bovinos, caprinos, ovinos e equinos, competições, venda de equipamentos, shows e muita diversão, como Casa do Papai Noel, tirolesa e Arena Kids, dentre outras atrações.

Fonte: Ascom/Seagri