A deputada Fabíola Mansur (PSB) inseriu, na ata dos trabalhos da Casa Legislativa da Bahia, uma moção de aplausos ao Hospital do Subúrbio, localizado no bairro de Periperi, em Salvador, pela passagem dos 15 anos de sua criação. Segundo a socialista, a unidade hospitalar tem muitos motivos para celebrar, porque “é um símbolo de excelência, inovação e cuidado humanizado na rede pública de saúde, com 15 anos de assistência de qualidade, segurança e cuidado ao paciente”.
No documento, a parlamentar lembrou que a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da saúde no Brasil foi uma experiência inovadora, que representa uma verdadeira integração entre setor público e privado em benefício da população. O Hospital do Subúrbio é considerado um modelo bem-sucedido de gestão hospitalar, acumulando, ao longo desse período, importantes reconhecimentos nacionais e internacionais pela qualidade dos serviços prestados: 5º Melhor Hospital Público do Brasil (2022), de acordo com ranking da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS); Prêmio de Melhoria na Entrega de Serviços Públicos (2015), concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU); Melhor Projeto de Saúde da América Latina (2013), reconhecido pela revista World Finance; Troféu Amigo do Transplante, recebido diversas vezes por incentivar a doação de órgãos e tecidos.
A trajetória de sucesso do Hospital do Subúrbio é traduzida também em números impressionantes desde 2010 quando passou a funcionar. Foram mais de 1 milhão de atendimentos, 195 mil internamentos, 160 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 10 milhões de procedimentos de
apoio diagnóstico e terapêutico, entre exames de bioimagem e de laboratório. O HS tem 313 leitos, sendo 70 de UTI. “É um orgulho comemorar esses números expressivos, são vidas salvas, um serviço de excelência, aliando alta tecnologia com equipamentos de ponta, aprovado por todos que foram atendidos na unidade hospitalar.”, celebrou a deputada, elogiando o trabalho de 1.800 profissionais que mantêm a excelência no atendimento à população baiana.
A legisladora fez uma saudação especial à diretora-geral do HS, médica Lícia Cavalcanti; ao presidente do Consórcio Prodal Saúde, Jorge Oliveira; e ao diretor médico do hospital, Gabriel Cunha. “O Hospital do Subúrbio foi construído a várias mãos, uma história de compromisso com a vida. Meus aplausos de pé!”, concluiu a deputada Fabíola Mansur, solicitando que esta proposição seja encaminhada ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues, à Sesab, ao Hospital do Subúrbio, ao Consórcio Prodal Saúde e ao deputado federal Jorge Solla, o secretário das Saúde que na época lutou pelo funcionamento do Hospital do Subúrbio.
Comentários