
Desta segunda-feira (17) até 30 de novembro, o foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris – Salvador, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), abre a exposição fotográfica que celebra o centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes yalorixás do estado. Com o título de “Odé Kayodê – Mãe Stella por Antonello Veneri”, as imagens são de autoria do fotógrafo italiano, que registrou em fotografias e vídeos sua convivência de quase uma década com a grande sacerdotisa do Candomblé da Bahia.
As fotografias, montadas em painéis suspensos de grande formato, distribuídas pelos espaços da Biblioteca, prometem levar os visitantes a uma imersão no universo de Mãe Stella, que foi ao mesmo tempo uma guardiã dos saberes dos seus ancestrais e personagem significante da história cultural, religiosa e social da Bahia. A representatividade das imagens e a sensibilidade do olhar de Antonello Veneri são o diferencial dessa exposição. Além de fotógrafo, ele também é jornalista e vídeo-documentarista, com trabalhos premiados pela National Geographic Itália e Canon Brasil.
A exposição é realizada pela Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com o Instituto Mãe Stella de Oxóssi. O evento se agrega às comemorações do mês da Consciência Negra e à memória da célebre mãe-de-santo do terreiro Ilê Opô Afonjá.
A Semana Cultural Mãe Stella de Oxóssi na Biblioteca Central do Estado da Bahia, homenageia o centenário de Mãe Stella em uma faceta pouco conhecida do grande público: escritora e membro da Academia de Letras da Bahia.
“Ao abrir suas portas para Odé Kayodê, a Fundação Pedro Calmon e o Instituto Mãe Stella de Oxóssi reafirmam seus compromissos com a preservação da diversidade cultural do povo baiano e com o fortalecimento de vozes que transformam o mundo. Que esta travessia por imagens nos inspire a seguir adiante com coragem, ancestralidade e alegria — como Mãe Stella sempre fez”, enfatiza o diretor-geral da FPC/SecultBA, Sandro Magalhães.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 17 – Abertura da exposição fotográfica, 18h
Convidados: Alessandra Bastos (Diretora de Comunicação do Instituto Mãe Stella); Prof. Aleilton Fonseca (Presidente da Academia de Letras da Bahia); Sandro Magalhães (Diretor-geral da Fundação Pedro Calmon).
Dia 18 – Encontro de Alabês e músicos dos Terreiros da Casa Branca e Pilão de Prata, 15h
Dia 19 – Encontro de Alabês e músicos do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, 18h
Roda de Conversa: O Legado de Mãe Stella para o povo de matriz africana
Convidados: Adriano Azevedo (Instituto Mãe Stella) e Dra. Vanda Machado; (Historiadora) Mediação: Suely Mello, às 18h40.
Fonte: Ascom/FPC







Comentários