Exposição na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. reúne imagens inéditas de Mãe Stella de Oxóssi, do fotógrafo italiano Antonello Veneri


Exposição na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. reúne imagens inéditas de Mãe Stella de Oxóssi, do fotógrafo italiano Antonello Veneri
Exposição na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. reúne imagens inéditas de Mãe Stella de Oxóssi, do fotógrafo italiano Antonello Veneri

Foto: Antonello Veneri

Localizada no coração do Rio Vermelho, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), promove em  parceria com o fotógrafo e vídeo-documentarista italiano Antonello Veneri, radicado em Salvador, a exposição “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi” . A mostra, em homenagem aos 100 anos da ialorixá, reúne fotografias em grande formato (1m x 1,5m), que capturam momentos únicos de Mãe Stella, a mais importante autoridade espiritual do candomblé.

A exposição ficará aberta à visitação do público na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Espaço Caramuru, até 31 de agosto. Registrados ao longo de quase dez anos de amizade entre o fotógrafo e ialorixá “esta exposição é um diário visual da nossa amizade. Cada foto representa um capítulo dessa história”, afirma Antonello. Em 2012, Veneri produziu o documentário Folhas EnCantadas e dali nasceu uma bela amizade. “Conversávamos sobre filosofia, espiritualidade e, claro, ríamos muito. Nestas tardes não surgiram apenas boas memórias, mas também fotografias únicas” relembra o fotógrafo.

As imagens resultantes desse convívio revelam uma Mãe Stella fora do clichê da pose cerimonial: surgem retratos espontâneos, cotidianos, cheios de delicadeza e intensidade. “Seu orunkó, Odé Kayodê, significa ‘caçador de alegria’ e foi exatamente esse caminho de alegria profunda que percorremos juntos. Mãe Stella inovou também nisso” comenta Antonello.

Antonello Veneri é fotógrafo e jornalista italiano que desde 2009, vive e trabalha no Brasil, especialmente na Bahia. Colabora regularmente com a Agence France-Presse (AFP), Reuters e com a plataforma multimídia Everyday Brasil. Seu trabalho já foi publicado em veículos como National Geographic, The Guardian, El País, CNN, Washington Post, Le Monde, Libération, Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo e La Repubblica.

Com 18 exposições individuais e inúmeras participações em mostras coletivas, Veneri construiu uma carreira de destaque na fotografia documental contemporânea.

A exposição segue em itinerância nas demais bibliotecas geridas pela Fundação Pedro Calmon, em setembro, nas Bibliotecas Anísio Teixeira e Juracy Magalhães Júnior de Itaparica. Já no mês de outubro, “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi permanecerá na Biblioteca Pública Thales de Azevedo e na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. E no mês de novembro, será a culminância na Biblioteca Central do Estado da Bahia.

Exposições nas Bibliotecas Públicas Estaduais
No mês de agosto, a Biblioteca Central recebe a exposição que celebra Salvador sob o olhar de artistas com síndrome de down, Salvador Pelo Nossos Olhos é fruto do trabalho de 20 assistidos pela APAE. Também está aberta à visitação a exposição “Metamorfose dos Orixás”, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), A mostra da artista visual Nessa Barbosa reúne duas coleções autorais que celebram a espiritualidade afro-brasileira, a força dos corpos pretos e gordos e o poder da transformação.

A partir do dia 20 de agosto até 19 de setembro, a Biblioteca Central também receberá a Exposição Ancestralidades, com painéis africanos em homenagem aos Orixás, do artista plástico Nilson Bastos.

SERVIÇO
Fundação Pedro Calmon promove exposição “Ojá- Retratos de Mãe Stella de Oxóssi”
Quando: até 31 de agosto
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, Endereço –  R. Borges dos Reis, S/N – Rio Vermelho, Salvador
Aberto ao público

Fonte: Ascom/FPC