Evaristo comemora primeira vitória do ABC na Série C: “Mudança de chave”


Após 55 dias — um mês e 25 dias —, o ABC voltou a vencer na temporada. Fora de casa, o alvinegro derrotou o Brusque/SC e conquistou a primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro e subiu posições na tabela de classificação. Os três pontos conquistados foram celebrados pelo técnico Evaristo Piza, que apontou o resultado como uma “mudança de chave” da equipe dentro da competição.

O resultado afastou o alvinegro da zona de rebaixamento e deixou-o próximo da zona de classificação para o quadrangular final. “Ficou evidente que a gente veio para um jogo que definia muito para nós, como posso dizer: uma mudança de chave. Até porque a equipe vinha se portando bem. Mas era para se colocar de novo num bloco intermediário que tem perspectivas maiores dentro da competição”, disse.

“Talvez uma adversidade (contra o Brusque/SC) viria as críticas e a zona de rebaixamento continuaria presente. (Mas) esse grupo não é merecedor desse momento por tudo que trabalharam e jogaram nas quatro partidas anteriores. Na preleção, eu falei da serenidade e do equilíbrio que eles estão tendo, que é difícil (com o clube no Z4) e a resposta viria, que eles estão plantando o bem, não tem como colher coisa torta”, acrescentou o treinador do alvinegro.

Para enfrentar os catarinenses, Evaristo apostou em um esquema de três zagueiros com Octávio, Ian Carlo e Bruno Bispo e as entradas de Anderson Rosa, Matheus Martins e Danilo Alves nos lugares de Carlos Eduardo, Orlando Júnior e Wallyson.

“A equipe entendeu o que a gente imaginava como uma característica para esse jogo: de duelo e sem bola. Um campo diferente (gramado sintético), de uma adaptação rápida e conseguimos. Nos colocamos no jogo mesmo fora de casa desde o primeiro tempo”, avaliou o treinador.

O alvinegro chegou aos seis pontos e está na 12ª colocação da Série C. Foto: Rennê Carvalho/ABC FCO alvinegro chegou aos seis pontos e está na 12ª colocação da Série C. Foto: Rennê Carvalho/ABC FC
O alvinegro chegou aos seis pontos e está na 12ª colocação da Série C. Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

Apesar da pressão por resultados, Piza admitiu que em nenhum momento se preocupou por uma eventual demissão devido a sequência de jogos sem vitória na Série C. O técnico ressaltou a confiança da diretoria, do executivo de futebol Agnello Gonçalves e dos jogadores em seu trabalho. “Eu sabia que ia ser difícil o resultado (contra o Brusque/SC). Talvez se não ganhasse o jogo, empatasse ou perdesse o jogo, eu seria mandado embora. Eu sairia de cabeça erguida independente da tomada de decisão”, contou.

“Não me pressionei em nenhum momento, deixei eles (os jogadores) tranquilos e estou bastante tranquilo também. Eu estou muito confiante neles e que a gente mantenha isso. Hoje nós ganhamos, que continuemos performando bem e ganhando. Vão ter momentos que virá uma diversidade, (mas que) a gente tenha o mesmo equilíbrio, não se entusiasme muito pela vitória e tenha o mesmo equilíbrio”, pontuou o técnico.

O ABC volta a campo na próxima segunda-feira (19), às 19h30, contra o Anápolis/GO na Casa de Apostas Arena das Dunas. O jogo, válido pela 6ª rodada da Série C, estava inicialmente marcado para o Estádio Frasqueirão e foi transferido para a Arena a pedido do alvinegro.

Fonte