Estudantes do Subúrbio Ferroviário criam sabão sustentável de óleo vegetal


Estudantes do Subúrbio Ferroviário criam sabão sustentável de óleo vegetal
Estudantes do Subúrbio Ferroviário criam sabão sustentável de óleo vegetal

Foto: Gabriel Pinheiro/ Ascom Secti

Os riscos do descarte incorreto de óleo vegetal podem causar sérios danos ao meio ambiente. Estima-se que apenas 1 litro de óleo possa contaminar 20 a 25 mil litros de água, por exemplo. Na tentativa de buscar uma solução para minimizar esse problema, os estudantes Ana Laísa, Antony Silva e William Nascimento, do Colégio Estadual Dr. Aílton Pinto de Andrade, em Salvador, orientados pelo professor Aldemir Santos, criaram um sabão sustentável a partir do óleo que seria descartado.

A ideia, que surgiu em sala de aula, foi batizada como Sabão Lobão em homenagem a um fato histórico. “O Lobão surgiu da criatividade, consciência ambiental e responsabilidade coletiva, além de ser uma homenagem ao bairro, pois o poço de petróleo perfurado no Lobato é considerado o primeiro do Brasil, tornando-se um símbolo de inovação e pioneirismo”, afirma Ana Laísa.

Em fase de testes de laboratório e melhorias pontuais, o produto, segundo seus criadores, se diferencia de outros similares que já existem no mercado. “O Lobão tem um diferencial importante. Sua produção é totalmente sustentável, utilizando óleo de cozinha reciclado. Nosso projeto promove a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da redução do desperdício”, destaca William Nascimento.

O professor Aldemir Santos avalia a educação científica e empreendedora como parte importante da formação estudantil. “No cenário atual, é essencial que o cidadão esteja atento às oportunidades e preparado para lidar com a concorrência no mundo dos negócios, consolidando uma formação integral que une ciência, inovação e espírito empreendedor”.

Destaque no Bahia Tech Experience (BTX), maior evento de inovação do estado, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia, a iniciativa tem apoio da comunidade do Lobato, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio da professora Débora Santana, além de ter coorientação das professoras Barbara Ane e Camila Souza.

Bahia Faz Ciência

A Secti estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail [email protected]

Fonte: Ascom/Secti