
De feiras de livros a rodas de conversa com escritores baianos, escolas da rede estadual da Bahia celebram, de 20 a 29 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), destacando a importância da leitura e das bibliotecas como espaços de conhecimento, convivência e transformação. A iniciativa busca fortalecer o vínculo dos estudantes com o universo literário e incentivar o hábito de ler dentro e fora da sala de aula.
As ações surgem a partir de um movimento de incentivo à leitura promovido no âmbito da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que estimulou as unidades escolares a desenvolverem programações alusivas à data. “Enviamos ideias para que as escolas comemorassem a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com ações diversas. Algumas aderiram de forma espontânea, especialmente as que contam com profissionais bibliotecários”, explicou a coordenadora do Livro e da Biblioteca da SEC, Alessandra Santana.
Diversas escolas da rede estadual já confirmaram a participação com programações literárias e culturais. As atividades tiveram início nessa segunda-feira (20), com a Feira de Livros promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira. Já nesta terça-feira (21), o Anexo do Colégio Estadual Dr. Berlindo Mamede de Oliveira, localizado na Colônia Penal de Simões Filho realiza o projeto “Livros para Voar”, que estimula o compartilhamento de obras literárias entre os estudantes.
Ainda nessa semana, o Colégio Estadual da Bahia (Central) promove a roda de conversa “Celebrando o Dia Nacional do Livro e da Biblioteca”, com a presença de escritores baianos. O Centro Territorial de Educacional Profissional de Dias D’Ávila (Cetep de Dias D’Ávila), está realizando, durante toda a semana, o “Halloween Literário”, explorando uma seleção especial de livros temáticos de halloween. Encerrando a programação, no dia 29 de outubro, o Colégio Estadual Governador Roberto Santos realiza o debate “A Importância da Biblioteca Escolar na Inclusão Socioeducacional”, enquanto o Colégio Estadual Góes Calmon promove a ação “Biblioterapia na Escola”, voltada ao uso dos livros como ferramenta de bem-estar e acolhimento.
A mobilização das escolas reforça a importância de celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, reconhecendo a leitura como um instrumento de aprendizado, liberdade e transformação social.
Comentários