
Transformar a bacia leiteira da Chapada Diamantina em referência estadual de qualidade, inovação e sustentabilidade na produção. Com esse propósito, o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado da Bahia (Sindleite-BA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realiza amanhã (14), às 15h, em Ibicoara, um grande encontro regional envolvendo representantes de todo o setor lácteo. O evento será realizado na Câmara Municipal e reunirá produtores, empresários, autoridades locais e parceiros.
Uma oportunidade para discutir sobre as ações de fomento, apoio técnico e assistência continuada. São demandas também do setor o incentivo à formalização e regularização das unidades produtivas. “Queremos elevar a qualidade do leite e dos produtos derivados da região, estimular a agregação de valor e gerar renda para os produtores”, declara o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz. O órgão de inspeção atua também com uma coordenação de inspeção de produtos lácteos.
Potencial
Reconhecida nacionalmente pela sua beleza natural e vocação agropecuária, a Chapada tem um enorme potencial na produção de leite e derivados. O Sindileite estima uma produção superior a 40 milhões de litros de leite por ano, com destaque para municípios como Seabra, Piatã, Barra da Estiva, Ibicoara, Mucugê, Tanhaçu, Ituaçu, Iramaia, Boninal, Itaetê, Jussiape e Andaraí.
A cadeia leiteira na Bahia movimenta bilhões de reais por ano, gera milhares de empregos e é estratégica para o desenvolvimento econômico do estado. Na Chapada Diamantina, a qualificação da produção leiteira terá impacto direto na geração de renda e na fixação do homem no campo. Além disso, a crescente busca por experiências ecológicas e de turismo rural, como visitas a queijarias, vinícolas e degustações de produtos locais, evidencia uma oportunidade única de consolidar a Chapada Diamantina como um destino completo, onde economia, natureza, gastronomia e tradições se conectam de forma autêntica e sustentável.
Fonte: Ascom/Adab
Comentários