Encontro sobre turismo de observação de aves em Boa Nova atrai participantes estrangeiros


Encontro sobre turismo de observação de aves em Boa Nova atrai participantes estrangeiros
Encontro sobre turismo de observação de aves em Boa Nova atrai participantes estrangeiros

Foto: Eduardo Bastos/Setur-BA

O 3º Encontro de Observação de Aves de Boa Nova (AveNova), na zona turística Caminhos do Sudoeste, foi encerrado, no último domingo (23), depois de quatro dias de palestras, oficinas, cursos, rodas de conversa e passarinhadas (caminhadas na zona rural para fotografar espécies). A programação se concentrou na Secretaria Municipal de Educação, onde houve uma homenagem à Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com o troféu Gravatazeiro, pássaro símbolo da região, pelas ações da pasta na estruturação do segmento.

“O apoio do Governo do Estado nos deu grande visibilidade e, hoje, conseguimos fazer uma mobilização maior na observação de aves, atraindo para este encontro brasileiros e estrangeiros, que vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Sergipe, Pernambuco, Estados Unidos, Colômbia e Alemanha”, ressaltou Roberto Moraes, diretor-executivo do Instituto Adroaldo Moraes (IAM), que organiza o AveNova.

“Essa homenagem vai para toda a equipe técnica da Setur-BA, que tem se dedicado ao incremento do turismo associado à natureza. Ela acontece neste evento, que é uma demonstração de que, com planejamento e respeito ao meio ambiente, é possível transformar o turismo em um caminho sólido para o desenvolvimento”, retribuiu o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
Um grupo de fotógrafos norte-americanos que viaja pelo mundo registrando aves e outras belezas naturais marcou presença no encontro. Eles estiveram em pontos de observação da região, como o Lajedo dos Beija-Flores, onde tiraram fotos que foram exibidas no evento. “Além das aves, conhecemos pessoas amáveis e carinhosas e nos sentimos seguros. Há bons lugares onde se hospedar a preços razoáveis, a comida é boa e tem a natureza, que faz a gente desejar voltar”, relatou a líder do grupo, Jackie Kramer, da Flórida.
O AveNova também atraiu personalidades do segmento, como William Menq, Sílvia Linhares, Fernando Pacheco, Kakau Oliveira, Luiz Trinchão, Ester Ramirez e Marcos Holanda. Além da visita ao Lajedo dos Beija-Flores, houve passarinhadas por Mata do Timborante, Goiabeira, Pedra da Janela e Gurutuba. Com 464 espécies de pássaros catalogadas, Boa Nova desponta como destino de alto potencial em birdwatching (observação de aves), experiência estimulada por uma parceria entre a Setur-BA e a prefeitura, dentro do programa de diversificação da oferta turística no estado.
“A partir da parceria com a Setur-BA, tivemos a promoção do destino e capacitação de gestores públicos e profissionais do setor, com a população aderindo ao nosso projeto turístico, e vamos seguir com outras ações. O AveNova é um dos frutos desse trabalho conjunto, que aquece a economia do município e atrai pessoas de várias partes do mundo”, destacou o prefeito Lucas Meira.
Fonte: Ascom/Setur-BA