
A Chapada Diamantina reúne características únicas que a qualificam para integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, iniciativa do Programa Homem e a Biosfera (MaB) da Unesco. Para ampliar esse debate, o município de Lençóis foi escolhido para sediar, neste sábado (16), a abertura da Caravana da Reserva da Biosfera da Chapada Diamantina (RBCD).
O Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), Luiz Araújo, explicou o objetivo da caravana. “Estamos iniciando nossa Caravana em Lençóis, com o objetivo de informar a comunidade o que é essa Reserva da Biosfera, sensibilizá-los para abordarem a nossa pauta e também escutar o que eles acham que a Reserva da Biosfera pode ser.”
O evento reuniu representantes do Consórcio Chapada Forte, da gestão municipal e da sociedade civil na Câmara de Vereadores da cidade, onde foi apresentada a proposta da criação da Reserva, que contemplará 42 municípios e, se aprovada, se tornará a primeira Reserva da Biosfera totalmente baiana.
“A Chapada Diamantina reúne uma riqueza ambiental e cultural única, com espécies ameaçadas e tradições vivas que precisam ser preservadas. A Reserva da Biosfera é construída pelas pessoas e para as pessoas, fortalecendo o território e garantindo seu futuro sustentável”, destacou Guido Brasileiro, assessor técnico da Coordenação de Ações Estratégicas (Coaes) da Sema.
A presidente do Consórcio Chapada Forte, Vanessa Senna, ressaltou a relevância da Caravana da Reserva da Biosfera da Chapada Diamantina para o futuro do território, destacando o papel da preservação ambiental aliado ao fortalecimento do turismo e ao desenvolvimento regional.
“É uma alegria para Lençóis receber a abertura da Caravana da Reserva da Biosfera da Chapada Diamantina, que une preservação ambiental, escuta da comunidade e mais desenvolvimento para toda a região”.
Próximas paradas
Neste domingo (17), a equipe realizará uma visita técnica ao Parque Sempre Viva, no município de Mucugê; na segunda-feira (18), a Caravana chega a Andaraí. Em seguida, as equipes se deslocarão respectivamente para Rio de Contas (19), Ibicoara (20), Seabra (21), Morro do Chapéu (22) e finalizarão as atividades no próximo sábado (23), na cidade de Miguel Calmon.
Comentários