Educação marca presença na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Salvador


Educação marca presença na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Salvador
Educação marca presença na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Salvador

Foto: Kauan Moreira/SEC

O papel da educação para garantir a autonomia das mulheres, ampliar a igualdade e fortalecer a democracia e a justiça social foi destacado pela secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, durante sua participação na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada nesta quinta-feira (28), no Hotel Fiesta, em Salvador.

“A educação é uma ferramenta essencial para garantir a autonomia e o empoderamento das mulheres. Quando asseguramos o acesso à escola e ampliamos a qualidade da aprendizagem, estamos abrindo caminhos para a igualdade e a transformação social. A cada jovem que conquista o direito de sonhar e realizar, fortalecemos a democracia e construímos uma sociedade mais justa. Nosso compromisso é com a formação de mulheres livres, críticas e protagonistas de suas histórias”, afirmou Rowenna.

A conferência segue até sexta-feira (29) e reúne mais de mil participantes que vão debater o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, ressaltou, também durante a abertura do evento, o protagonismo feminino na construção de políticas públicas que fortalecem a democracia e ampliam conquistas sociais. Conforme a gestora, mesmo em períodos de retrocessos, as mulheres nunca deixaram de lutar e se mobilizar em diferentes frentes. Para a secretária, a conferência simboliza a retomada da participação social e a valorização da liderança feminina. “A Bahia sabe da sua responsabilidade e devolve às mulheres o direito de participação e o protagonismo”, afirmou. Cadore frisou, ainda, que a educação, com a expansão das escolas de tempo integral, é um dos pilares para assegurar igualdade e oportunidades para as novas gerações.

A programação reúne momentos de cultura, cuidado e debates em seis eixos: participação política, enfrentamento às violências de gênero, autonomia econômica, saúde integral, educação não-sexista e direito ao território. Ao final do evento serão votadas as propostas eleitas e delegadas que representarão a Bahia na etapa nacional da conferência, no mês de setembro, em Brasília.

O encontro é resultado de uma ampla mobilização que envolveu mais de cinco mil mulheres em 176 municípios e em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado. Essa trajetória, de acordo com os organizadores do evento, garantiu diversidade de vozes e experiências que agora se encontram para fortalecer a democracia, ampliar conquistas e apontar caminhos para políticas públicas que contemplem todas as mulheres em suas diferentes realidades.

Fonte: Ascom/SEC