
O deputado Eduardo Salles (PP) representou a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, na sessão solene de outorga do Título de Cidadão da Cidade de Salvador ao comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires. A honraria, proposta pelo vereador Téo Sena (PSDB), foi entregue nesta quarta (29), no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Vereadores da Capital.
Em sua fala, o proponente ressaltou a trajetória profissional do novo soteropolitano, nascido no Rio de Janeiro, em 1971. “A partir de hoje, o senhor passa a integrar, oficialmente, o rol de cidadãos soteropolitanos, uma cidade que tem o mar como espelho, a fé como guia e a hospitalidade como marca. É daqui que partem as embarcações que contam nossa história, e é aqui que se fundem as culturas que formam nossa identidade. Nada mais justo, portanto, que esta cidade abra os braços para acolher um comandante que representa, em essência, o espírito do mar e da brasilidade”, afirmou.
Representando a ALBA, o deputado Eduardo Salles considerou como uma homenagem justa o título outorgado ao vice-almirante Gustavo Garriga, “essa pessoa aguerrida, que chega na Bahia com toda vontade de ajudar a economia do mar, a economia baiana e a Bahia, que é a capital da Amazônia Azul”.
O parlamentar lembrou a lei de sua autoria que incentiva a economia do mar e destacou a atenção dedicada à Marinha pelo ex-presidente da Casa, Adolfo Menezes e pela atual, Ivana Bastos. “A Baía de Todos-os-Santos é a segunda maior navegável do mundo, temos aqui possibilidades imensas para o turismo, para a questão logística dos portos, uma Bahia, sem dúvida, invejável para qualquer uma das atividades referentes à economia”, colocou.
Segundo ele, para que as questões da Bahia sejam efetivamente resolvidas, a exemplo da Ponte Salvador/ Itaparica, do turismo, tem que haver perfeita sintonia com a Marinha.
RESPONSABILIDADE
Para o novo soteropolitano, a honraria não é apenas um gesto de reconhecimento, mas um chamamento da responsabilidade pública. O vice-almirante ressaltou o papel da Marinha no Brasil, trazendo-o a Salvador com a missão de defender a pátria, garantir a segurança da navegação, salvaguardar vidas e proteger as riquezas da nossa amazônia azul. “A cidade me acolheu com tamanha franqueza e generosidade, nos lugares e nos portos, nas escolas e nas universidades, nas cerimônias e nos infantes sociais, e assim reconheço aqui um lar que me convoca a ser bem mais e melhor”, afirmou.
Além do homenageado, do proponente e do deputado, compuseram a mesa o general do Exército, José Élito Carvalho Siqueira; o general de Divisão, André Luiz Aguiar Ribeiro; o coronel da PM Alberto Oliveira Piton, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o consultor jurídico da União no Estado da Bahia, Manuel Oliveira Muricy; o presidente da Associação Amigos da Marinha-Salvador, Santiago Rodrigues Campos; e o comandante da Base Aérea de Salvador, Saulo Vinícius Sobreira.







Comentários