Drive-Thru Sustentável incentiva descarte correto de recicláveis no CAB



Com o objetivo de facilitar o descarte adequado de materiais recicláveis de difícil reaproveitamento, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio do programa Recicle Já Bahia, realiza o 1º Drive-Thru Sustentável do Centro Administrativo da Bahia (CAB). A iniciativa conta com a parceria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), através do programa ALBA Verde, voltado à educação e ao incentivo socioambiental. A ação teve início nesta quinta-feira (30) e segue até sexta-feira (31), das 8h às 15h, no estacionamento do Memorial Luís Eduardo Magalhães.

Servidores e servidoras da ALBA e demais órgãos do CAB podem doar itens como óleo de fritura, sandálias de borracha, lâmpadas fluorescentes, cápsulas de café, placas de raio-x e isopor — materiais que, em geral, apresentam maior dificuldade de reciclagem e são menos acessíveis nos pontos convencionais de coleta. A proposta é conscientizar e ampliar as possibilidades de descarte responsável no ambiente de trabalho.

A bióloga e coordenadora do projeto Recicle Já Bahia, Vanuza Gazar, destaca que a ação estimula a participação por meio da distribuição de brindes. “O objetivo é reduzir o impacto ambiental gerado no cotidiano dos servidores, promovendo não apenas a educação ambiental, mas também práticas sustentáveis”, afirmou.

Além dos recicláveis, também é possível doar roupas, calçados, brinquedos e acessórios. Esses itens serão encaminhados ao Exército de Salvação, instituição que os comercializa com o objetivo de financiar projetos sociais.

O coordenador do programa ALBA Verde, Iramir Morais, reforça que a iniciativa atende a uma demanda recorrente dos servidores. “Muitos querem fazer o descarte correto, mas não sabem como. Em casa, tudo acaba misturado no lixo comum, não por falta de vontade, mas por falta de alternativas. Com o Drive-Thru Sustentável, as pessoas têm agora uma oportunidade prática e acessível de contribuir com a reciclagem”, explicou.

A ação também integra a programação da Semana do Servidor, reforçando a importância da doação e da conscientização socioambiental no serviço público.

“Um dos nossos objetivos é incentivar a reciclagem não só no ambiente de trabalho, mas também em casa. Já temos um ponto de coleta específico na ALBA, mas muitos servidores não têm onde reciclar fora daqui. Queremos ampliar essa opção, oferecendo uma estrutura confortável e acessível, onde o servidor nem precisa sair do carro. Além disso, o drive-thru permite o descarte de itens menos comuns, que normalmente não têm pontos de coleta disponíveis”, completou Iramir Morais.



Fonte