DIRETO DO PLENÁRIO



O horário do pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta terça-feira (28), foi estendido, por acordo entre os líderes, para contemplar a fala de todos os oradores inscritos, que homenagearam os funcionários da Casa pela passagem do Dia do Servidor. Os trabalhos foram conduzidos, inicialmente, pela vice-presidente Fátima Nunes (PT) e depois seguiu sob o comando do primeiro-secretário da Mesa, deputado Samuel Junior (Republicanos).

Olívia Santana (PC do B) criticou o prefeito de Salvador Bruno Reis pelo aluguel do Elevador Lacerda para a iniciativa privada, informando que vai provocar o MP para tomar providências. Também parabenizou Lula pelos 80 anos e sua postura nas negociações entre Brasil e EUA, e pediu que a Presidência atenda o setor de taquigrafia da Casa.

José de Arimateia (Republicanos) endossou a fala da colega, reforçando o apelo para que a Presidência da ALBA se reúna com a taquigrafia. Ele também pediu um minuto de silêncio do plenário pelo assassinato do optometrista Marcelo de Souza Nogueira, em sua clínica, no interior paulista, dia 20/10, por um oftalmologista, segundo apontam as investigações.

Leandro de Jesus (PL) repercutiu a morte de duas pessoas durante conflito por terras, nesta terça-feira (28), em Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia. Segundo o parlamentar, pai e filho eram produtores e foram assassinados, dentro de sua propriedade, por “falsos indígenas”. Ele criticou a falta de ação do governador Jerônimo Rodrigues para levar paz na região.

Pedro Tavares (UB) ratificou sua preocupação com a estiagem prolongada na região de Irecê, relatando situação de escassez da Barragem de Mirorós, fazendo novamente um apelo às autoridades estaduais e federais por uma solução definitiva. O deputado anotou ainda uma série de inaugurações em Ilhéus às quais esteve presente no final de semana.

Samuel Junior (Republicanos) se associou às críticas de Leandro de Jesus, cobrando que o Estado aja nos conflitos fundiários do extremo sul baiano. O parlamentar condenou ainda a fala do presidente Lula, na sexta (24), durante coletiva na Indonésia, em que afirmou que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.

Júnior Nascimento (UB) destacou o cumprimento do compromisso que assumiu com as lideranças de Curaçá, onde as ruas estão sendo pavimentadas e o sistema de água no município implantado. O parlamentar também lembrou a entrega de trator em Várzea da Roça e apoio às áreas de saúde e educação, em Campo Formoso.

Marcone Amaral (PSD) comemorou a entrega do setor de hemodinâmica do hospital Prado Valadares, pelo Governo do Estado, em Jequié. Também parabenizou a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) pelo 1º Congresso Foco no Municipalismo, em Itacaré, e a cidade de Coaraci, líder no Campeonato Intermunicipal de Futebol.

Felipe Duarte (PP) registou sua participação na festa do 101º aniversário de Brejões, onde anunciou emendas para o fortalecimento da cidade, a exemplo de recursos para a compra de uma retroescavadeira, uma ambulância, um veículo para a educação e assistência social, para a implementação uma creche e apoio à programação artística da comemoração.
Zó (PC do B) aplaudiu da Juá Literária, “que trouxe Juazeiro, de novo, para a cena da cultura”. Ele comemorou a presença de quase 100 pessoas, artistas consagrados e regionais, crianças e famílias, as vendas de livros estimadas em R$ 6 milhões e o lançamento de 40 obras. Também elogiou o gestor local por dar 70 reais aos alunos, para a compra de livros, exemplo seguido pelo gestor de Petrolina.

Rosemberg Pinto (PT) comemorou, “com orgulho”, a liderança da Bahia em investimentos, superando São Paulo. Ele ratificou a fala de Zó, destacando que a Bahia realizou quatro feiras literárias no final de semana, além de se contrapor ao discurso de Leandro de Jesus, afirmando que quem estimulou conflitos no Sul da Bahia foi o ex-presidente.

Dr. Diego Castro (PL) criticou o governador Jerônimo Rodrigues por acionar o Superior Tribunal Federal contra Lei Orgânica Nacional que promove policiais militares e bombeiros. Segundo o parlamentar, o Executivo contraiu quase 20 bilhões de empréstimos e não falta orçamento para acatar a lei. Também afirmou que outros parlamentares vão lutar para derrubar a medida.

Robinson Almeida (PT) reforçou a fala de Rosemberg Pinto com relação ao volume de investimentos feitos pelo Estado. Ele destacou o montante de 20 bilhões em escolas de tempo integral, novos hospitais e policlínicas, VLT, ampliação do metrô, entre outras ações, e parabenizou o governador por ser a Bahia a maior em investimento superando os estados do Sudeste.



Fonte