Dia das Crianças é celebrado no Centro de Referência Rilza Valentim


Dia das Crianças é celebrado no Centro de Referência Rilza Valentim
Dia das Crianças é celebrado no Centro de Referência Rilza Valentim

Foto: Divulgação/Ascom Hemoba

Com brincadeiras, músicas, desenhos, pinturas e lanches, o Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) comemorou o Dia das Crianças, na manhã desta quinta-feira (9), em Salvador. Foi um momento de descontração e alegria, promovido pela unidade com o objetivo de tornar o ambiente detratamento do público infantil mais acolhedor e humanizado.

Para Maria Aparecida Rebouças, mãe de uma das crianças atendidas no Centro, a iniciativa representou um momento especial: “Nós já recebemos atenção e cuidado no dia a dia, por conta dos problemas de saúde das crianças, mas hoje foi um acolhimento diferente. Como mãe, me sinto profundamente honrada, privilegiada e muito agradecida porque, como sempre digo, se não houvesse amor, nada disso aconteceria”, destacou. 

A alegria das crianças também foi evidente durante as atividades: “Eu gostei muito.Teve brincadeira, leitura e lanche também. Foi tudo muito bom. Eu me sinto bem aqui no Centro”, avaliou Vitória Cardoso, 11 anos, paciente da unidade.

Diariamente, o CERPDF atende várias crianças de todo o estado da Bahia, encaminhadas com suspeita ou diagnóstico de doenças hematológicas benignas, como hemofilia e doença falciforme. “O Dia das Crianças é também um momento para lembrar que muitas convivem com enfermidades que se manifestam desde o nascimento ou na infância. Nosso centro é um serviço de referência voltado ao acolhimento e tratamento desses pacientes, especialmente daqueles com doenças hematológicas benignas. Reforçamos a importância do cuidado e da atenção à saúde infantil. Estamos aqui para acolher, acompanhar e oferecer o melhor tratamento possível a todas que necessitam de nossa assistência”, ressaltou Anelisa Streva, diretora do Centro.

O atendimento no Centro de Referência é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por especialistas em hematologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem, serviço social e assistência farmacêutica. A unidade também oferece exames de doppler transcraniano, atendimento ambulatorial transfusional e realização de curativos.

Fonte: Ascom/Hemoba