Deputados celebram liderança da Bahia nos investimentos em infraestrutura


Durante a reaunião o presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles (PP), parabenizou o governador Jerônimo Rodrigues e destacou a atuação do colegiado

Deputados da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) celebraram a notícia de que o Estado ocupa o primeiro lugar em investimentos em infraestrutura no Brasil desde 2023, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional. Ao mesmo tempo, apontaram problemas em algumas rodovias, como a interdição parcial da ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, e o estado precário da BR-324, no trecho entre Salvador e Feira de Santana, após o fim do contrato com a concessionária Via Bahia.

A informação sobre os investimentos foi apresentada pelo deputado Robinson Almeida (PT). Ele destacou que, de janeiro a agosto deste ano, foram aplicados mais de R$ 4 bilhões em infraestrutura na Bahia, e que, entre 2023 e meados de 2025, o total investido chega a R$ 20 bilhões, superando até mesmo São Paulo, cujo orçamento é cinco vezes maior.

“É um recorde na administração do governador Jerônimo Rodrigues. Nenhum outro governador, nem mesmo Rui Costa e Jaques Wagner, nos inícios de seus mandatos, alcançou o feito da atual gestão, colocando a Bahia em destaque nacional, reconhecida pela Secretaria do Tesouro Nacional, que avalia a performance de investimento em todas as unidades da Federação”, afirmou Almeida.

O deputado ressaltou que o resultado é ainda mais relevante considerando que a Bahia é o 16º estado em arrecadação per capita no país. “Temos aqui um case de sucesso, combinando crescimento da arrecadação, cortes de despesas desnecessárias e maior capacidade de investimento público”, disse, acrescentando que o estado apresenta uma das melhores situações de endividamento do Brasil.

Almeida destacou que os empréstimos contraídos pelo governo não têm impacto significativo no orçamento estadual, citando que a relação da dívida líquida com a receita corrente líquida da Bahia é de 33%, enquanto o limite permitido é de até duas vezes mais. “O Rio de Janeiro está com 200%, e o Rio Grande do Sul com 180%”, comparou.

TRABALHO COLETIVO

O presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Eduardo Salles (PP), parabenizou o governador Jerônimo Rodrigues e destacou a atuação do colegiado. “Este é um momento marcante para a Bahia, fruto do trabalho coletivo. Parabenizo os deputados da comissão pelo empenho na fiscalização e nos embates necessários para viabilizar os investimentos no estado”, declarou.

A deputada Cláudia Oliveira (PSD) também comemorou a liderança da Bahia e enfatizou o papel da ALBA na aprovação de leis que favorecem investimentos. “Quando aprovamos projetos do Executivo, incluindo empréstimos para infraestrutura, sabemos que esses recursos serão aplicados na melhoria da máquina administrativa do estado”, afirmou.

O deputado Bobô (PC do B) destacou que os investimentos têm impacto direto na geração de empregos. “No ano passado, mais de 37 mil pessoas foram qualificadas e inseridas no mercado de trabalho. Esses investimentos contribuíram para que a Bahia seja hoje o maior empregador da região Norte-Nordeste do país”, afirmou.

SITUAÇÃO DAS RODOVIAS

A deputada Cláudia Oliveira trouxe à discussão a situação da ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi. Segundo ela, as fortes chuvas da semana passada causaram transtornos nas estradas vicinais utilizadas como desvio, que ficaram intransitáveis, gerando grandes engarrafamentos. Oliveira destacou que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) prometeu, mas ainda não executou a pavimentação de trechos críticos das ladeiras. Ela reforçou a necessidade de cobrar explicações sobre a construção da nova ponte, prevista para ser concluída em um ano.

O deputado Robinson Almeida mencionou a situação da BR-324, que apresenta diversos buracos e insegurança para os motoristas devido às chuvas recentes. Já Eduardo Salles lembrou que a comissão, em audiência pública, conseguiu evitar a demolição da ponte atual até que a nova fosse construída, permitindo o tráfego de veículos leves. Ele reforçou a necessidade de acompanhamento periódico da obra da nova ponte.

Sobre as BR-324 e BR-116, Salles explicou que os problemas atuais refletem os prejuízos deixados pela Via Bahia. Segundo ele, o DNIT já pavimentou cerca de um quarto dos mais de mil quilômetros de estrada administrados pela concessionária, mas há falta de recursos para dar prosseguimento às obras. Em consenso, os deputados definiram que será marcada uma reunião com o superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara, para tratar dos assuntos relacionados às rodovias federais.

 

 

Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

Fonte: ASCOM / ALBA

 

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