Curta baiano premiado no Festival de Cinema de Trancoso tem apoio do Governo do Estado


Curta baiano premiado no Festival de Cinema de Trancoso tem apoio do Governo do Estado
Curta baiano premiado no Festival de Cinema de Trancoso tem apoio do Governo do Estado

O curta-metragem de ficção “Mundinho”, um dos destaques do VIII Festival de Cinema de Trancoso, foi premiado em duas categorias: Melhor Curta-Metragem de Ficção e Melhor Atriz. O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Os prêmios, anunciados no dia 11 de dezembro, abrem caminho para a circulação do filme em outras mostras e festivais.

O curta premiado marca a primeira incursão do diretor Lúcio Lima na ficção, após trajetória ligada ao cinema documental. O roteiro enfoca os conflitos de um casal submetido ao isolamento social, durante a pandemia de covid-19. Protagonizado por Cyria Coentro e Luís Pepeu, “Mundinho” delineia um ambiente íntimo e cotidiano, que remete a espaços periféricos. A produção reafirma a força do cinema brasileiro contemporâneo e das narrativas advindas dos territórios populares.

Melhor Atriz – O prêmio de Melhor Atriz ficou com Cyria Coentro, pela interpretação da personagem Litinha. A atuação está sendo considerada um dos pontos de sustentação da dramaticidade da trama, em uma história com veracidade e densidade emocional.

Cyria tem uma trajetória de sucesso no teatro feito na Bahia, além de ser reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho no cinema e na  televisão. “Vida longa ao nosso cinema. O cinema é a linguagem que mais precisa se fortalecer agora na Bahia, acredito nessa nova geração. Muito bom o roteiro de Lúcio Lima, que traz uma história peculiar. Gostei de participar de uma produção absolutamente baiana. Um estado que tenho orgulho de representar”, celebra.

Paulo Gustavo Bahia (PGBA) é uma ação da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBa) de fomento à produção cultural por todo o estado, com a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG). Através do Ministério da Cultura (MinC), a SecultBa repassa recursos para realizadores de cultura dos 27 territórios de identidade, a serem aplicados em projetos de audiovisual e demais linguagens artísticas.

Sobre o curta Mundinho:
Gênero: Ficção, drama.
Direção e Roteiro: Lúcio Lima.
Elenco principal: Cyria Coentro e Luís Pepeu.
Prêmios: Melhor Curta de Ficção e Melhor Atriz (Cyria Coentro) no VIII Festival de Cinema de Trancoso, realizado entre 6 e 11/12/2025
Enredo: O filme acompanha o casal Mundinho e Litinha que, durante o isolamento social, tentam reacender a paixão, mas enfrentam dificuldades financeiras e dilemas cotidianos, como a decisão de matar ou não a galinha de estimação, Zefa.

Fonte: Ascom/Secult-BA