Coronel Taylon Teixeira recebe Título de Cidadão Baiano na ALBA



O coronel da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) Taylon Teixeira Cavalcante é o mais novo cidadão baiano. A sessão especial de entrega do título ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), no Plenário Orlando Spínola, conduzida pelo deputado Hassan (PP), autor do projeto de resolução que concedeu a homenagem pelos relevantes serviços prestados à sociedade baiana.

A solenidade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi marcada pela emoção do homenageado, que entrou no plenário acompanhado da mãe, Maria das Graças Alves Cavalcante, e da filha, Júlia Marques Cavalcante. A música escolhida para a entrada foi “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga, executada pela Banda da Polícia Militar. A honraria foi entregue pela esposa, a tenente-coronel Aline Marques Vidal Cavalcante, e pelo deputado Hassan.

Em seu discurso, Hassan agradeceu ao vereador de Jequié, soldado Gilvan, e à esposa Lícia pela sugestão de concessão da honraria. O parlamentar destacou que o título é uma justa homenagem a Taylon, que chegou à Bahia em 1972, aos 3 anos de idade, vindo de Parnarama (MA).

Segundo Hassan, são 53 anos de Bahia e 36 anos de serviços à Polícia Militar. Atualmente, o coronel é comandante do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador.

“Coronel Taylon, sua vida é um testemunho do que significa servir ao próximo com coragem e abnegação. A farda que o senhor veste, há tantos anos, não é apenas um uniforme: é um compromisso sagrado de proteger vidas, garantir a paz, manter a ordem pública e fazer valer a nossa justiça”, afirmou o deputado.

Hassan também destacou o currículo do oficial, graduado em Economia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), com especializações em trânsito, segurança pública, gestão estratégica e eletrônica. Ao longo da carreira, Taylon atuou em diversas áreas da corporação e recebeu várias condecorações.

TRANSFORMAÇÃO

Muito emocionado, o coronel lembrou sua trajetória desde a saída de Parnarama, a chegada à Bahia e a formação na PM. Em tom descontraído, recordou a dificuldade em escolher um time de futebol entre Bahia e Vitória, optando pelo Ypiranga e, depois, pela Associação Desportiva Jequié (ADJ), influência da esposa, natural de Jequié.

Ao agradecer a homenagem, Taylon afirmou: “A Bahia não apenas me recebeu, mas me transformou. Aprendi a amar de forma definitiva essa terra de belezas incomparáveis. Esta é a consagração de uma trajetória de pertencimento. É a oficialização de algo que sinto no meu coração há cinco décadas”. O título também foi dedicado a familiares, amigos e colegas da turma de formatura de 1991 da PM-BA.

Durante a sessão, também homenagearam o coronel o prefeito de Jequié, Zé Cocá, e o comandante-geral da PM-BA, Antônio Carlos Silva Magalhães, que ressaltaram o mérito da honraria concedida pela ALBA.

A mesa de convidados contou ainda com autoridades como o coronel Adalberto Oliveira Piton da Silva, chefe da Casa Militar do governo; o coronel PM João Plácido, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o coronel Motta Lima, representando o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner; o coronel Chiarato, comandante do 6º Batalhão da Polícia do Exército, representando a 6ª Região Militar; e o coronel Paulo Simões, comandante de Operações da PM.



Fonte