Quando chove em Salvador é comum vermos no Aratu On ou em outros veículos jornalísticos os detalhes de onde mais choveu na cidade, com diversos dados expressados em milímetros (mm) e em períodos de horas. Mas como é possível saber o quanto choveu em um bairro da capital baiana?
Não é por adivinhação ou usando um balde para captar a chuva e uma régua para medir; os dados são obtidos através de tecnologia. Isso por que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) possuí equipamentos espalhados em diversos pontos da cidade — os pluviômetros — que medem a quantidade de chuva na localidade, a partir da seguinte regra:
Um equipamento eletrônico capta a água da chuva em um funil e essa quantidade que entrar equipamento é medida por sensores e contabilizada. A partir daí, a quantidade de chuva acumulada no pluviômetro equivale à altura da chuva em 1 metro quadrado de base. Ou seja, se for informado que na região de Bom Juá, nas últimas 24 horas choveu 37,4mm é dizer que o acumulado de chuva medido pelo equipamento daquela região representa uma altura de 37,4 milímetros ou 3,74 centímetros.
Onde estão os pluviômetros?
Dados da Codesal apontam que existem 83 Estações Pluviométricas espalhadas por Salvador, sendo 61 da própria Defesa Civil, 20 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e outras duas pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cada estação é responsável pela coleta dos equipamentos espalhados nos bairros e na organização dos dados. Além disso, há estações 31 Meteorológicas, Geotécnicas e Hidrológicas, que também integram a rede de coleta de dados.
Confira a distribuição nos mapas:
Outros dados
Para além do acumulado de chuvas, outros dados de importantes sobre as condições climáticas na capital baiana são mensuradas em Estações Meteorológicas. Velocidade e rajada do vento, umidade relativa do ar, temperaturas máxima e mínima, radiação e pressão são algumas variáveis utilizados para a previsão do tempo e análise climatológica.
Ao todo são 14 dessas estações localizadas em: Barra, Barro Duro, Base Naval de Aratu, Boca do Rio, Cabula, Canabrava, Coutos, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Itapuã, Ondina, Praia do Flamengo e Valéria.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Comentários