
Durante o Outubro Rosa, a Maternidade Regional de Camaçari (MRC) tem ampliado suas ações de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A MRC oferece o serviço de mamografia durante todo o ano, de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h, com 20 vagas diárias por ordem de chegada. O atendimento é realizado no ambulatório, mediante apresentação de documento de identificação com foto e cartão do SUS. Mulheres entre 40 e 74 anos podem realizar o exame com ou sem sintomas. Já aquelas com menos de 40 anos precisam apresentar histórico familiar ou sinais suspeitos.
Ao longo do mês, a unidade unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), também tem promovido atividades educativas que aproximam o diálogo sobre saúde da realidade das pacientes. Nas salas de espera, uma técnica em radiologia abordou mitos e verdades sobre o exame de mamografia, enquanto uma psicanalista trouxe reflexões sobre o autocuidado e os impactos emocionais do diagnóstico precoce.
Segundo a coordenadora de Educação Permanente da MRC, Luiza Souza, a proposta é tornar a informação mais acessível e incentivar as mulheres a realizarem o exame com regularidade. “Temos desenvolvido ações voltadas para as pacientes, com uma linguagem simples, para que todas compreendam a importância da mamografia e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Aproveitamos também para reforçar que o exame está disponível na Maternidade durante todo o ano, e não apenas em outubro”, destacou.
O movimento do Outubro Rosa tem mobilizado mulheres de Camaçari e região. Ivana Galvão, moradora do município, aproveitou a campanha para realizar seu exame de rotina. “Fiquei muito satisfeita com o atendimento e com a organização. Está tudo muito bem-feito, com um bom fluxo de mulheres participando. Tenho 47 anos e acredito que esse é um exame fundamental. Mesmo sem sintomas, ele é preventivo e pode detectar algo que ainda não é perceptível”, relatou.
A técnica em radiologia Amanda Tauane reforça a importância do exame para o diagnóstico precoce. “A mamografia é essencial porque permite identificar microcalcificações antes mesmo que qualquer alteração seja percebida no toque. Vale destacar que, durante este mês, o exame pode ser realizado sem a necessidade de solicitação médica”, explicou.
Fonte: Ascom/FESF-SUS
Comentários