
Neste sábado (10) e domingo (11), a orla de Salvador será palco de duas grandes competições para o início de 2026 em pleno verão, com a bola na areia, seja no pé ou no ar. A Copa Pé na Areia de Futevôlei será realizada na Praia de Patamares, enquanto a Copa Metropolitana de Beach Soccer acontece no Complexo Esportivo da Boca do Rio.
O pontapé inicial será dado com o saque para a categoria master no sábado (10), na Copa Pé na Areia, competição que faz parte da programação do evento Verão Pé na Areia, com o objetivo de fortalecer e promover ainda mais o futevôlei na região. O campeonato contará também com a categoria iniciante a partir das 9h do domingo (11), reunindo atletas e duplas em um ambiente de verão, esporte e entretenimento à beira-mar. Cerca de 50 atletas estarão presentes no evento aberto ao público, com muita movimentação, competitividade e clima esportivo.
A areia também vai ferver um pouco mais ao sul da orla de Salvador, mais precisamente na Boca do Rio, com o beach soccer da cidade. Uma competição que promete grandes jogos, muita emoção e alto nível técnico, reunindo equipes das categorias masculina e feminina. Serão dois dias de muita disputa, raça, talento e espetáculo à beira-mar, valorizando o esporte e fortalecendo o beach soccer na nossa região!
Os quatro confrontos da categoria masculina, entre as equipes João 3:16, Aldeia FC, Alto Beira Mar e Horriver Plate, serão disputados pela manhã a partir das 9h30 do sábado (10). À tarde, a partir das 13h30, é a vez dos quatro confrontos femininos das equipes Resiliência, Real Itapuã, Alpha FC e Cajacity. Os jogos têm duração média de 40 minutos. Já as finais serão disputadas a partir das 10h do domingo (11).
Ambas as competições, respectivamente organizadas pela Federação das Associações de Futevôlei do Estado da Bahia (Fafeb) e pela Federação de Beach Soccer do Estado da Bahia (Fbseb), contam com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e fazem parte das ações de verão do Governo do Estado da Bahia. Confira outros ventos com apoio da Sudesb neste final de semana:
Corrida de Aventura – Também na Região Metropolitana de Salvador. A Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA) realiza o Congresso Técnico 2026 neste sábado (10), ao longo do dia, no Mais Hotel, em Lauro de Freitas. Na oportunidade, serão realizadas avaliações do ano passado, a partir das 8h30, e oficinas, a partir das 9h30, além da apresentação do regulamento e do calendário do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura de 2026, a partir das 15h30.
A programação das oficinas conta com a formação de árbitros candidatos da FBCA, com Thiago Bonini, às 9h30; o curso de autossegurança em acesso a cordas para atletas, com Vitor Hugo Moreau, presidente da FBCA, às 11h; a oficina de canoagem, com técnicas de remo e estratégias com pack rafts, pela atleta internacional e campeã brasileira e sul-americana Camila Nicolau, às 13h30; e a palestra de experiências internacionais em corrida de aventura, com Thiago Bonini.
Futebol – A Copa Jacuípe Feminina iniciou no último final de semana com os jogos do grupo A da competição de futebol feminino do território da Bacia do Jacuípe. Neste final de semana, acontece o complemento da primeira rodada, com as partidas do grupo B, para dar continuidade a essa celebração do esporte feminino no Estado.
O time de Pé de Serra joga em casa contra a equipe de Nova Fátima às 19h desta sexta-feira (9), no Estádio Carneirão. Já na Arena Fundal, em Ipirá, a partida entre Ipirá e Pintadas acontece no domingo (11), às 8h. As partidas de abertura mostraram a força das equipes e o protagonismo das mulheres no esporte no fim do ano passado. Na estreia, Capim Grosso venceu Mairi por 2×1, em um jogo marcado por garra e emoção. Já em Baixa Grande, o time da casa venceu São José do Jacuípe por 4×2.
A competição integra o edital Elas à Frente do Esporte e conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), da Setre e da Sudesb, além da organização do GT do Território da Bacia do Jacuípe e da Rede Pintadas.
Fonte: Ascom/Sudesb







Comentários