Com avanço de Teleférico, Túnel no Centro de Salvador segue “de molho” após inscrição no PAC; entenda


A ideia da prefeitura de Salvador de construir um túnel subterrâneo ligando o Centro de Salvador ao bairro do Comércio segue na geladeira. O projeto chegou a avançar na fase de estudos de viabilidade no primeiro semestre de 2023, mas o custo elevado e a complexidade das intervenções fizeram a gestão do prefeito Bruno Reis recuar.

 

Em nota enviada ao Bahia Notícias nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, pasta responsável pela análise do túnel, informou que no momento não há atualização sobre o assunto. A Seinfra indicou que o projeto chegou a ser inscrito no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal para obtenção de recursos, mas ainda não obteve retorno.

 

Além disso, a “menina dos olhos” da prefeitura agora é outra obra de mobilidade: a construção do Teleférico do Subúrbio. Com recursos garantidos por meio de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), o equipamento deve começar a ser implementado no final deste ano ou até o início de 2026, conforme mostrou o Bahia Notícias.

 

Ainda no início do ano passado, a reportagem mostrou que a prefeitura de Salvador esbarrou na captação de recursos para dar continuidade ao projeto. À época, a Seinfra decidiu rescindir o contrato com a empresa responsável pela elaboração do projeto e estudos de viabilidade do túnel, após a finalização das etapas iniciais.

 

A empresa em questão era a Sanehatem Consultoria e Projetos LTDA, que chegou a entregar à prefeitura um documento com detalhes do projeto da chamada “passagem urbana”. No escopo do planejamento, constam estudos e anteprojeto de engenharia de duas passagens subterrâneas (A e B). A primeira ligando o Campo da Pólvora à Ladeira da Montanha e a segunda ligando a estação da Lapa ao Terminal da Barroquinha.

 

A ideia do túnel é ligar o Campo da Pólvora – nas proximidades da Arena Fonte Nova – ao bairro do Comércio, próximo ao Plano Inclinado Gonçalves. A iniciativa da gestão tentaria integrar toda essa região, onde se localiza o porto da cidade, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, ao metrô de Salvador.

 

O escopo da análise também indicou que na saída do túnel localizada no bairro Comércio – especificamente, na Rua Guindaste dos Padres -, seria construído um “edifício de apoio” para a operação da passagem subterrânea. Para a construção, o estudo previa a desapropriação de três lotes na região.

 

A edificação também tinha a previsão de instalar cafeterias, sanitários com acessibilidade, lojas e uma área administrativa. A ideia era que o local fosse a porta de entrada de um “boulevard”: uma espécie de área de trânsito preferencial de pedestres, admitindo, eventualmente, o tráfego local de veículos, semelhante às “ramblas” de Barcelona.

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