
A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) apoiou, nesta terça-feira (30), um mutirão de limpeza e educação ambiental na Praia da Barra, em Salvador, realizado pela Sea Shepherd Brasil, em parceria com a Odontoprev. A ação integra a campanha global Ondas Limpas e reuniu cerca de 40 voluntários para retirar resíduos do mar e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto.
Em apenas 30 minutos, foram coletados 2.064 itens, totalizando 12,49 kg de resíduos, sendo 80% de plástico. Entre os materiais identificados estavam 850 itens plásticos, 747 bitucas de cigarro, 119 fragmentos de papel e 224 cacos de vidro.
A iniciativa, que marcou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Salvador, percorreu diferentes regiões do litoral brasileiro e desenvolve também pesquisas científicas sobre a presença de resíduos sólidos nas praias, junto com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Esses estudos contribuem para subsidiar políticas públicas e estratégias de monitoramento costeiro.
“Essa ação realizada pela Sea Shepherd em parceria com a Odontoprev nos deixa felizes em contribuir e reforçar a importância das parcerias em iniciativas de preservação ambiental”, destacou Císsara Souza, bióloga da Sema, lotada na Diretoria de Política e Planejamento Ambiental (DIPPA).
A representante da Sea Shepherd Brasil, Mara Oliveira, ressaltou a relevância do engajamento coletivo e da mudança de hábitos no combate ao lixo marinho. “Nosso mutirão de limpeza tem um olhar atento para os pequenos resíduos, aqueles que muitas vezes desaparecem na areia. Vamos separar e contabilizar esse material para evidenciar a problemática do plástico e estimular mudanças de comportamento dentro de casa, repensando o que realmente precisamos consumir”, afirmou.
Compromisso com o litoral baiano
A Sema, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e organizações locais, mantém um esforço contínuo para a conservação do litoral baiano por meio de ações de limpeza, monitoramento e educação ambiental. Essas iniciativas visam não apenas recuperar áreas degradadas, mas também envolver a população no cuidado com as praias.
Um exemplo é o programa Bahia Mais Verde Verão, que promove a sustentabilidade durante os festejos de verão e outras celebrações populares do estado. Em grandes eventos, como a Festa de Iemanjá, a secretaria realiza operações antecipadas de limpeza, preparando as praias para o grande fluxo de pessoas. Parte dos resíduos coletados é destinada a cooperativas de recicláveis, gerando renda para comunidades, ou utilizada em atividades educativas.
O programa busca conscientizar sobre os impactos ambientais, apoiar ações de reciclagem, realizar plantios e promover a recuperação de áreas degradadas, tornando a Bahia um exemplo de celebração sustentável.
Fonte: Ascom/Sema
Comentários