
O Colégio Estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva, localizado em Sítio do Quinto, pertencente ao Território de Identidade do Semiárido Nordeste II (NTE 17), registrou o maior desempenho na 3ª Avaliação Formativa na Plataforma Plurall, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), com 95,52% de participação dos estudantes e 74,6% de rendimento médio. Na 3ª série do Ensino Médio, a participação foi de 100% e o rendimento alcançou 88% – resultado que evidencia o empenho da equipe escolar e o compromisso com os estudantes.
A Avaliação Plurall é uma iniciativa que faz parte da política de Gestão da Aprendizagem, criada para recompor as aprendizagens afetadas pela pandemia da Covid-19. Em 2025, já foram aplicadas três avaliações ao longo do ano, envolvendo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os professores têm acesso aos resultados em tempo real e podem utilizar a plataforma para aplicar estratégias de recomposição da aprendizagem, elaborando atividades a partir das dificuldades identificadas em cada turma.
A diretora da escola, Valdirene Pereira dos Santos, destacou o trabalho coletivo da equipe e o engajamento dos estudantes. “Analisamos os dados da primeira avaliação e entendemos que era necessário implementar ações para as dificuldades dos estudantes. O resultado reflete o esforço conjunto para desenvolver competências e habilidades de forma efetiva. Além disso, as nossas ações estão vinculadas a trabalhos e processos formativos que simulam o momento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como mais um incentivo aos nossos estudantes”.
Entre as estratégias adotadas, a escola aplicou o projeto “Adotem uma habilidade”, no qual cada semana os professores trabalham as habilidades de maior dificuldade identificadas na primeira avaliação diagnóstica, independentemente da disciplina. Além disso, foram promovidos acolhimentos diferenciados; cafés da manhã e almoços especiais nos dias de prova; aplicação de simulados no formato Plurall; e uso do Caderno de Recomposição da Aprendizagem da Plataforma, fortalecendo a motivação e o foco dos estudantes.
O professor de Matemática, Teotônio Carvalho, comentou sobre o impacto dessas estratégias em sala de aula. “Trabalhamos mobilizando a comunidade escolar, professores e famílias. Disponibilizamos computadores com acesso à internet e orientamos os estudantes sobre como acessar a avaliação e a importância de se manterem focados durante o tempo necessário para realizá-la”.
Daniel Santa Rosa, 17 anos, estudante da 3ª serie, compartilhou a felicidade com o resultado. “Aqui, nas escolas, estamos sempre atrás de conhecimento, e foi justamente através desse conhecimento e da ajuda dos nossos professores que alcançamos este rendimento”. Piettro Santana, 17 anos, aluno da 3ª serie, completou: “Estamos muito surpresos e alegres com o nosso resultado”.
Fonte: Ascom/SEC
Comentários