Colégio Estadual de Sítio do Quinto lidera rendimento na terceira Avaliação Plurall


Colégio Estadual de Sítio do Quinto lidera rendimento na terceira Avaliação Plurall
Colégio Estadual de Sítio do Quinto lidera rendimento na terceira Avaliação Plurall

Foto: Valdirene Santos/Ascom SEC

O Colégio Estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva, localizado em Sítio do Quinto, pertencente ao Território de Identidade do Semiárido Nordeste II (NTE 17), registrou o maior desempenho na 3ª Avaliação Formativa na Plataforma Plurall, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), com 95,52% de participação dos estudantes e 74,6% de rendimento médio. Na 3ª série do Ensino Médio, a participação foi de 100% e o rendimento alcançou 88% – resultado que evidencia o empenho da equipe escolar e o compromisso com os estudantes.

A Avaliação Plurall é uma iniciativa que faz parte da política de Gestão da Aprendizagem, criada para recompor as aprendizagens afetadas pela pandemia da Covid-19. Em 2025, já foram aplicadas três avaliações ao longo do ano, envolvendo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os professores têm acesso aos resultados em tempo real e podem utilizar a plataforma para aplicar estratégias de recomposição da aprendizagem, elaborando atividades a partir das dificuldades identificadas em cada turma.

A diretora da escola, Valdirene Pereira dos Santos, destacou o trabalho coletivo da equipe e o engajamento dos estudantes. “Analisamos os dados da primeira avaliação e entendemos que era necessário implementar ações para as dificuldades dos estudantes. O resultado reflete o esforço conjunto para desenvolver competências e habilidades de forma efetiva. Além disso, as nossas ações estão vinculadas a trabalhos e processos formativos que simulam o momento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como mais um incentivo aos nossos estudantes”.

Entre as estratégias adotadas, a escola aplicou o projeto “Adotem uma habilidade”, no qual cada semana os professores trabalham as habilidades de maior dificuldade identificadas na primeira avaliação diagnóstica, independentemente da disciplina. Além disso, foram promovidos acolhimentos diferenciados; cafés da manhã e almoços especiais nos dias de prova; aplicação de simulados no formato Plurall; e uso do Caderno de Recomposição da Aprendizagem da Plataforma, fortalecendo a motivação e o foco dos estudantes.

O professor de Matemática, Teotônio Carvalho, comentou sobre o impacto dessas estratégias em sala de aula. “Trabalhamos mobilizando a comunidade escolar, professores e famílias. Disponibilizamos computadores com acesso à internet e orientamos os estudantes sobre como acessar a avaliação e a importância de se manterem focados durante o tempo necessário para realizá-la”.

Daniel Santa Rosa, 17 anos, estudante da 3ª serie, compartilhou a felicidade com o resultado. “Aqui, nas escolas, estamos sempre atrás de conhecimento, e foi justamente através desse conhecimento e da ajuda dos nossos professores que alcançamos este rendimento”. Piettro Santana, 17 anos, aluno da 3ª serie, completou: “Estamos muito surpresos e alegres com o nosso resultado”.

Fonte: Ascom/SEC