Cláudia Oliveira sugere criação de Colégio da PM em Porto Seguro



A deputada Cláudia Oliveira (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues para a criação de um Colégio da Polícia Militar (CPM) no município de Porto Seguro. A proposta é apresentada como uma medida para fortalecer a segurança pública, a educação de qualidade e a cidadania na região do extremo sul baiano.

A justificativa da parlamentar destaca que a implantação de um CPM em Porto Seguro “transcende a mera expansão da rede de ensino”, configurando-se como um investimento estratégico na prevenção primária da violência.

“O Colégio da PM oferece um modelo de ensino público de qualidade, pautado em valores cívicos, disciplinares e formativos, atendendo à crescente busca das famílias por um ambiente escolar seguro, estruturado e acessível”, defendeu a deputada. Para ela, a carência de escolas públicas livres de conflitos e o alto custo da educação privada na região tornam a criação do CPM uma resposta fundamental às necessidades da população.

“Porto Seguro, um marco histórico e um polo turístico de relevância nacional e internacional, atende também a municípios vizinhos como Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Eunápolis. Juntas, essas cidades somam uma população fixa superior a 300 mil habitantes, número que chega a dobrar na alta estação, elevando a demanda por serviços públicos eficazes, especialmente na área de segurança”, justificou Oliveira.

A deputada também destaca o impacto da medida na valorização dos profissionais de segurança pública que atuam na região. Segundo ela, o alto custo de vida em Porto Seguro, com aluguéis e despesas acima da média, dificulta a permanência de policiais militares e demais servidores.

“A oferta de uma instituição educacional adequada e acessível para os dependentes desses profissionais contribui diretamente para melhorar as condições de permanência de um efetivo qualificado nas unidades da região”, afirmou.

Para Cláudia Oliveira, o futuro CPM atenderia os dependentes de militares e servidores lotados em diversas estruturas do território, incluindo o 8º Batalhão da Polícia Militar, o Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar e unidades especializadas como a CIPE Mata Atlântica e a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual, além de estruturas federais como a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.



Fonte