
A produção de ovos de galinha caipira segue em expansão na Bahia. Em 2024, foram 88,5 milhões de dúzias produzidas, segundo o IBGE. Parte desse resultado é fruto dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em iniciativas como a implantação de aviários, entrepostos, classificadoras de ovos, abatedouros, além da oferta de assistência técnica e extensão rural (Ater).
Para agregar valor a essa produção, o Governo da Bahia, por meio da CAR/SDR, vem apoiando a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos territórios. Com a certificação, os ovos da agricultura familiar conquistam acesso a mercados convencionais e institucionais. Atualmente, já são 28 granjas certificadas pelo SIM em todo o estado.
Só no território Portal do Sertão, neste mês de agosto, foram certificados mais dois empreendimentos: a Unidade de Beneficiamento de Ovos Granja Ninho de Ouro, em Conceição da Feira, e a Unidade de Beneficiamento de Ovos Granja Ovos Caipira do Rancho, em Santanópolis.
O SIM é resultado da parceria entre a CAR/SDR e os Consórcios Públicos, com investimentos destinados à contratação de profissionais especializados que orientam produtores e prefeituras, fortalecendo o serviço de inspeção e ampliando a inserção de produtos da agricultura familiar nos mercados.
Para Gilson Carneiro, proprietário da Granja Ovos Caipira do Rancho, a certificação é um marco para o setor. “Receber o SIM é fundamental para fortalecer a agroindústria, gerar emprego e renda, valorizar a agricultura familiar e garantir qualidade e segurança alimentar. Abre um leque de oportunidades em novos mercados e nos motiva a aprimorar as boas práticas e buscar o desenvolvimento sustentável do negócio e da nossa região”.
A Mariza Muniz, sócia proprietária da Granja Ninho de Ouro, reforça a importância da certificação. “A certificação do SIM representa um avanço significativo. Ela garante a qualidade e a segurança dos ovos que produzimos e abre portas antes inacessíveis, como a adesão ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Além disso, o selo nos permite entrar em redes de supermercados. Já percebemos o interesse de novos clientes após a certificação, confirmando a viabilidade de novas parcerias”.
Além dos ovos, o SIM também certifica queijos, mel, cortes especiais de carnes e iogurtes, garantindo conformidade com as normas sanitárias e de segurança alimentar, o que resulta em maior valor agregado e expansão da comercialização.
Como acessar o SIM
O médico veterinário do Consórcio Público Portal do Sertão, Maurício Mascarenhas, explica o processo para acessar a certificação do SIM.
“O produtor interessado deve procurar a Secretaria de Agricultura do município e solicitar uma visita técnica do SIM. Após a avaliação do local, o produtor apresenta um projeto da agroindústria para aprovação. Com a obra concluída, a documentação exigida é entregue à prefeitura e ao responsável técnico (RT), sendo analisada pelo SIM/CDS. Depois da inspeção final e da aprovação do rótulo, a produção pode ser liberada para comercialização”.
Comentários