
A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) encerrou sua participação no II Congresso Internacional de Saneamento Rural (II Sanea Brasil), realizado de 29 a 31 de outubro em Petrolina, Pernambuco, com um balanço positivo. O evento, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), reuniu especialistas e gestores para discutir o tema “Mudanças Climáticas: Um Novo Desafio para o Saneamento Rural”.
Durante os três dias de congresso, a CERB esteve representada por profissionais que participaram de painéis e palestras, abordando diversos temas relacionados ao Novo Marco do Saneamento Básico e à universalização dos serviços no meio rural.
A presença da Companhia foi marcada pela ativa participação de seus gestores e técnicos em painéis de debate, que compartilharam a experiência e o conhecimento da empresa em assuntos cruciais para o setor. Em um dos painéis, o presidente da Cerb, Jayme Vieira Lima, contribuiu para as discussões sobre o Novo Marco do Saneamento e os desafios da universalização, enfatizando a importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as soluções adaptadas ao semiárido.
Jayme Vieira apresentou projetos implementados pela Companhia que levam água potável a comunidades rurais por meio de tecnologias adaptadas ao semiárido, como sistemas simplificados de abastecimento, perfuração de poços tubulares e a utilização de dessalinizadores, que “transformam a água salobra em potável”.
O presidente da Cerb ressaltou o desafio de universalizar os serviços, cuja meta é garantir o acesso à água potável para 99% da população até 2033. Ele destacou que cerca de 33,56% da população rural da Bahia ainda não dispõe de abastecimento de água .
“Para atingir as metas traçadas, será preciso enfrentar desafios como a dispersão populacional, que dificulta a viabilidade econômica de grandes sistemas; a escassez hídrica, que demanda o uso de tecnologias específicas; e a necessidade de capacitar gestores municipais e operadores locais na manutenção dos sistemas de abastecimento.”
O estande da Companhia se tornou um polo de atração e inovação, permitindo que os participantes vivessem a experiência imersiva de conhecer a Barragem Bandeira de Melo por meio da realidade virtual, destacando a tecnologia e inovação implantadas pela Companhia. Além disso, a Cerb levou um dessalinizador e um bebedouro, onde todos puderam ver de perto como o equipamento transforma a água salobra em potável, demonstrando a funcionalidade da tecnologia. Para tornar a visita ainda mais interativa, os participantes puderam testar seus conhecimentos através de um e game por meio de uma roleta de prêmios, garantindo brindes e fixando o aprendizado sobre o trabalho da Companhia.
Com a apresentação de soluções e a contribuição nos debates, a CERB reafirma seu papel no setor. A Companhia é reconhecida pelo trabalho pioneiro na engenharia hídrica e no saneamento, executando projetos essenciais para o desenvolvimento do semiárido baiano.
 
          






Comentários