Centro de Referência Nelson Mandela leva atendimento a casos de racismo para comunidades da capital e eventos literários no interior


Centro de Referência Nelson Mandela leva atendimento a casos de racismo para comunidades da capital e eventos literários no interior
Centro de Referência Nelson Mandela leva atendimento a casos de racismo para comunidades da capital e eventos literários no interior

Foto: Erlon Sousa/Sepromi

Ao longo de outubro, o serviço itinerante do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM), vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), estará em atividade em diferentes pontos da capital e do interior da Bahia.

Nos dias 2 e 3, a unidade móvel realizará atendimentos ao público no Centro Histórico de Salvador, nas proximidades da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus. Já no dia 8, a ação chegará às comunidades da Baixa do Tubo e do Sucuiú, no bairro do Alto do Coqueirinho, também na capital.

A partir da segunda quinzena do mês, o serviço acompanhará importantes eventos culturais no interior. Entre os dias 17 e 20, estará presente na I Feira Literária de Sapeaçu. De 22 a 24, participará do Festival Juá Literária, em Juazeiro. Nos dias 23 e 24, também marcará presença na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), a maior do gênero em participação de público no estado.

O CRNM oferece atendimento jurídico, social e psicológico a vítimas de racismo e intolerância religiosa, funcionando como espaço seguro para registro de denúncias e acolhimento. A iniciativa integra a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia, fortalecendo ações de enfrentamento a práticas discriminatórias. Além disso, o serviço dispõe da Biblioteca Intinerante Antirracista Carolina Maria de Jesus com o seu trabalho educativo sobre relações étnicos raciais.

Em todas as localidades, os atendimentos ocorrerão das 9h às 18h. Além do serviço itinerante, o CRNM funciona regularmente na sede localizada na Avenida Manoel Dias da Silva, nº 2177, Pituba, em Salvador. Também são disponibilizados atendimentos por telefone e e-mail: (71) 3117-7448

Fonte: Ascom/Sepromi