Mesmo tendo o Bahia como filiado, maior campeão da história da Copa do Nordeste, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) ficou de fora do grupo que vai debater o futuro da Copa do Nordeste. O presidente da Condederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, nomeou cinco presidentes para elaborar o novo regulamento da competição.
Foram escolhidas as federações de Alagoas (Felipe Feijó), do Ceará (Mauro Carmélio), da Paraíba (Michelle Ramalho), do Rio Grande do Norte ( José Vanildo) e de Sergipe (Milton Dantas). A comissão será presidida pelo presidente da Federação do Rio Grande do Norte.
De acordo com o comunicado assinado por José Vanildo, o grupo de federações nordestinas tem a “missão de elaborar um novo regulamento da competição e ações que visam fortalecer cada vez mais o torneio e garantir sua sustentabilidade, ampliando assim sua representatividade no cenário esportivo”.
Novo formato da Copa do Nordeste
A CBF já terdeminou que os campeonatos estaduas vão contar com 11 datas em 2026. Nesse sentido, a Copa do Nordeste (competição regional) deve ser reduzida. Ao que tudo indica, a fase de grupos deve ser diminuída.
José Vanildo disse durante entrevista ao Tribuna do Norte que a nova fórmula de disputa pode contemplar 20 clubes, sendo os nove campeões estaduais e os três melhores ranqueados de estados. Estes já entrariam direto na fase de grupos, além de outros oito times disputando uma eliminatória.
A expectativa é que a nova fórmula de disputa seja apresentada juntamente ao novo calendário do futebol brasileiro, previsto para ser divulgado até a primeira quinzena de outubro.
Comentários