Caravana do Enem prepara estudantes da rede estadual do Sudoeste baiano


Caravana do Enem prepara estudantes da rede estadual do Sudoeste baiano
Caravana do Enem prepara estudantes da rede estadual do Sudoeste baiano

Foto: Adão Albuquerque/Ascom SEC

Os estudantes da rede estadual do Sudoeste baiano terão, a partir desta sexta-feira (5), acesso a aulas gratuitas e preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma iniciativa que combina revisão de conteúdos, orientações de redação e atividades motivacionais. A Caravana do ENEM, iniciativa do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste Baiano (NTE 20), em parceria com o professor Adão Albuquerque, vai percorrer dez cidades do território, reunindo professores especialistas e oferecendo materiais de apoio para democratizar o acesso à preparação para o ENEM, principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil.

O projeto atenderá alunos do 3º ano do Ensino Médio e terá foco nos conteúdos mais cobrados nas provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Cada encontro contará com aulões interdisciplinares, dicas práticas de estudo, resolução de questões e orientações para a produção da redação. Além de momentos de relaxamentos e apresentações culturais.

Educação e inclusão social

Mais do que preparar os estudantes para o exame, a caravana representa inclusão social, valorização da juventude e fortalecimento da educação como instrumento de transformação. A diretora do NTE 20, Lenira Maria de Figueiredo Souza, destacou a importância da Caravana para a rede estadual. “Será um momento importante, reforçando o trabalho desenvolvido nas escolas e oferecendo aos estudantes a oportunidade de aprender com profissionais experientes em preparação para o ENEM. A iniciativa também estimula o protagonismo estudantil e a participação ativa dos jovens”, afirmou.

Além das aulas, cada município organizará atividades culturais e momentos de integração entre professores e estudantes. Também serão oferecidos lanche e almoço durante os encontros, garantindo que os alunos tenham um dia completo de aprendizado e motivação.

O professor Adão Albuquerque, idealizador do projeto, lembrou que a iniciativa surgiu como um trabalho voluntário e cresceu com o apoio da rede estadual. “Sou egresso da escola pública e há quase 20 anos levo aulas voluntárias para escolas estaduais, buscando reforçar conteúdos do ENEM. O projeto começou em Vitória da Conquista e, com o apoio do NTE 20 e de parceiros, foi expandido para mais cidades e disciplinas. Hoje, a Caravana do ENEM permite que mais estudantes tenham acesso a uma preparação completa e de qualidade”, disse.

Fonte: Ascom/SEC