Caravana de Direitos Humanos faz ação em SAJ em parceria com Instituto 11 de Dezembro


Caravana de Direitos Humanos faz ação em SAJ em parceria com Instituto 11 de Dezembro
Caravana de Direitos Humanos faz ação em SAJ em parceria com Instituto 11 de Dezembro

Foto: Agência Dudes

Ações educativas em Direitos Humanos, emissão de documentação civil como certidões e Carteira de Identidade Nacional, encaminhamentos para exame de DNA gratuito. Estas são algumas das ofertas da Caravana de Direitos Humanos, que acontece em Santo Antônio de Jesus, nas próximas quinta-feira (11) e sexta-feira (12), das 9h às 16h, na sede do Instituto 11 de Dezembro. Uma programação de ações formativas também será realizada para estudantes do ensino médio e fundamental. As ações formativas vão acontecer no Colégio Estadual de Tempo Integral Clóvis Ezequiel e na Escola Municipalizada Professor Anísio Teixeira.

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, a Caravana em SAJ conta com a participação do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública, da Embasa, do Tribunal de Justiça, do INSS, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN/COJUVE) e do Cartório de Registro de Pessoas Naturais.

A Prefeitura de SAJ também disponibilizará serviços de saúde e assistência social. O Instituto 11 de Dezembro, que sedia a atividade, é um parceiro central nessa agenda. Composto por familiares das vítimas e sobreviventes da explosão da fábrica de fogos, ocorrida em dezembro de 1998, no município, o Instituto atua na luta por justiça, direitos e reparação às vítimas da tragédia e seus familiares. A articulação conjunta da Caravana vem valorizar os esforços do Instituto pela garantia dos direitos das famílias atingidas pela tragédia e para todas as outras que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Considerada a capital do Recôncavo Baiano, com mais de 109 mil habitantes, Santo Antônio de Jesus é o 18º município contemplado pela Caravana de Direitos Humanos. SAJ se destaca como um importante polo econômico, industrial, comercial e educacional da região. A estimativa é que a Caravana alcance mais de mil pessoas em dois dias de ação itinerante. Em 2025, a iniciativa esteve em 17 municípios e atendeu cerca de 14 mil pessoas em mais de 25 mil atendimentos.

SERVIÇO
O QUÊ? Caravana de Direitos Humanos em Santo Antônio de Jesus
QUEM? Secretaria de Justiça e Direitos Humanos em parceria com o Instituto 11 de Dezembro
QUANDO? 11 e 12 de setembro — 9h às 16h
ONDE? Instituto 11 de Dezembro — Rua Dr. Joaquim Rozendo Pinto Filho – Nº 42 – Centro
Ações formativas – Colégio Estadual de Tempo Integral Clóvis Ezequiel / Escola Municipalizada Professor Anísio Teixeira

Fonte: Ascom/SJDH