
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) ofereceu a capacitação em história e cultura das fortificações militares de Salvador, voltada para os guias que atuam na cidade, com registro no cadastro nacional que regulamenta a profissão (Cadastur). O curso intensivo foi realizado, na segunda-feira (18), e dividido em atividades no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, e visita de campo.
Pela manhã, os participantes tiveram aulas com o professor e historiador Rafael Dantas sobre as características das construções militares na capital baiana, durante o período colonial, e o impacto delas no turismo. “As intervenções militares ajudam a contar a história da Bahia e seu protagonismo no mundo atlântico, em contato direto com a África e Europa, ao longo do colonialismo. Essa ação fortalece o turismo de experiência, que tem sido valorizado pela Setur-BA”, destacou Dantas.
No período da tarde, eles visitaram o Espaço Cultural Marechal Cantuária, no Quartel da Mouraria, sede do Comando da 6ª Região Militar. O local abriga um acervo da memória do Exército e sua ligação com a Independência da Bahia. “Para nós, é uma honra receber esse grupo de guias. Agradecemos à Setur-BA, pela iniciativa, que é um passo importante para o incremento do turismo militar”, declarou o assessor cultural do Comando, coronel Motta Lima.
“Essa é uma excelente oportunidade para oferecer um novo produto a quem visita Salvador. Isso vai ser mais uma frente de trabalho para o guia, que poderá trazer turistas e estudantes de escolas públicas e privadas, para conhecer as curiosidades das fortificações”, disse a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Sigtur), Rivanete Rodrigues.
A capacitação integra as ações da Setur-BA para a diversificação da oferta de experiências aos turistas, incluindo a criação de um roteiro de visitação aos fortes de Monte Serrat (Boa Viagem), São Pedro (Campo Grande), São Diogo e Santa Maria (Barra), em parceria com a 6ª Região Militar.
Fonte: Ascom/Setur-BA
Comentários