Canoístas baianos embarcam para Minas Gerais em busca de medalhas no Campeonato Brasileiro


Canoístas baianos embarcam para Minas Gerais em busca de medalhas no Campeonato Brasileiro
Canoístas baianos embarcam para Minas Gerais em busca de medalhas no Campeonato Brasileiro

A Bahia está novamente em destaque na canoagem nacional: uma delegação de mais de 150 atletas dos municípios de Ubaitaba, Itacaré, Ubatã, Camamu, São Félix e Itajuípe segue rumo a Lagoa Santa (MG), cidade que sedia, nesta semana, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2025.

A delegação, que viaja em quatro ônibus, é formada majoritariamente por crianças e jovens do projeto social Remando em Águas Baianas, desenvolvido com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Responsável pela delegação, a presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima, afirmou estar confiante em um bom desempenho da equipe baiana no campeonato. “A Bahia já tem uma tradição consolidada na canoagem e segue se destacando em competições no Brasil e no exterior. A preparação dos nossos atletas é intensa e diária, com foco na preparação técnica e emocional deles. O projeto Remando em Águas Baianas é essencial nesse processo, pois garante o suporte necessário para que a garotada chegue motivada e preparada às disputas, o que faz toda a diferença na conquista de resultados”, destacou.

Além da locação de ônibus já prevista pelo projeto, a Sudesb também apoiou, com passagens aéreas, os atletas da paracanoagem Marta Ferreira, conhecida como Martinha, bicampeã mundial na modalidade, e Gabriel Paixão, que integra a Seleção Brasileira da Paracanoagem. Eles se juntam à delegação baiana na cidade de Lagoa Santa no dia 28 de agosto.

As mais de 300 provas que integram a programação da etapa nacional – disputas em distâncias de 3.000m, 1.000m, 500m e 200m de acordo com cada categoria – acontecem entre esta terça-feira (26) e domingo (31). A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)  e  faz parte dos eventos que definirão o ranking nacional da canoagem velocidade e paracanoagem, o qual somará os pontos da primeira e segundas etapas da Copa Brasil.
Fonte: Ascom/Sudesb