Cafu Barreto relembra a luta emancipatória de Santo Estêvão



O deputado Cafu Barreto (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de congratulações a Santo Estêvão pelos seus 104 anos de emancipação política do município, “celebrados com orgulho por sua população em 21 de setembro”. O parlamentar solicitou à Casa que dê ciência da homenagem à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores local.

O documento traz informações sobre a história do município, que remonta ao século XVIII, quando o padre José da Costa Almeida, acompanhado por imigrantes portugueses, estabeleceu-se na região, fundando a primeira capela dedicada a Santo Estêvão. Também exalta Santo Estêvão como “uma cidade de grande importância para o desenvolvimento da região do Vale do Paraguaçu”, localizada às margens da BR-116, na Microrregião de Feira de Santana, com uma população estimada em 54.940 habitantes (IBGE 2024).

O parlamentar destacou, no documento, a tradicional Festa de São João e a celebração do dia de Santo Estêvão, padroeiro local, em 26 de dezembro. Anotou ainda uma lenda local, segundo a qual a cidade surgiu da busca de um padre por água para seus animais, que o levou a encontrar o ‘Riacho Salgado’. “É com grande satisfação que esta Casa Legislativa presta esta justa homenagem a Santo Estêvão, desejando que a cidade continue trilhando o caminho do desenvolvimento e da prosperidade”, registrou Cafu Barreto.



Fonte