
Unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) localizada em Salvador, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), uma visita muito especial: a cadelinha Lola, uma simpática cão terapeuta.
Acompanhada de sua tutora, Valentina Escobar, Lola levou momentos de descontração, carinho e alegria para as crianças atendidas na unidade. Com seu jeito dócil e brincalhão, Lola conquistou não apenas os pequenos pacientes, mas também familiares e profissionais de saúde que acompanhavam as atividades. Entre sorrisos, abraços e muitas fotos, a presença da cadelinha transformou a rotina hospitalar em um momento de leveza e afeto.
O psicólogo Rafael Reis, um dos responsáveis por articular a visita de Lola ao HGRS, destacou que a prática também é conhecida como terapia assistida por animais. “E, no contexto hospitalar, tem o objetivo de ampliar o cuidado e a humanização em saúde, considerando que a interação com os animais, com os pets, reduz a ansiedade, pode diminuir os níveis de estresse, amenizando, de alguma forma , os efeitos aversivos do internamento e proporcionar uma melhoria no bem-estar físico e emocional.
Segundo a tutora Valentina Escobar, “a Lola tem um dom natural de conectar-se com as pessoas e espalhar amor. Cada visita é uma troca de energia muito bonita.”
Fonte: Ascom/HGRS







Comentários