
A Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome está presente em Vitória da Conquista, na região Sudoeste do estado. Nesta sexta-feira (22), aconteceu a primeira reunião de balanço das ações e apresentação do edital do projeto Comida no Prato, que seleciona Organizações da Sociedade Civil (OSC) para atuarem como Unidades Gerenciadoras de Cozinhas Comunitárias e Solidárias. O encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil.
Durante a apresentação, foram detalhados pontos do edital, como o cronograma do processo seletivo e as mudanças em relação à edição passada, a exemplo da substituição do plano de trabalho pela proposta de trabalho nas etapas iniciais.
Para o coordenador-geral do programa, Tiago Pereira, a iniciativa reforça o compromisso do Governo da Bahia em ampliar a rede de apoio alimentar: “Vitória da Conquista é um território estratégico para o nosso programa. Esse edital chega para fortalecer ainda mais as cozinhas comunitárias e solidárias na Bahia, garantindo comida no prato de quem mais precisa”.
O evento contou ainda com a presença de lideranças de organizações contempladas pelo edital anterior, como Idelzito Souza Rocha, do Movimento Unificado das Associações de Moradores de Vitória da Conquista, e Jucimara Almeida, da Associação de Pequenos Agricultores do Sudeste da Bahia (APASBA). Ambos compartilharam suas experiências com a gestão de cozinhas comunitárias, destacando o impacto social das iniciativas em comunidades de maior vulnerabilidade.
Vitória da Conquista vai contar com oito cozinhas comunitárias e solidárias que distribuirão comida pronta para pessoas em situação de vulnerabilidade. A agenda do Bahia Sem Fome no interior do estado continua neste sábado (23), com a inauguração da Cozinha Comunitária na sede da Associação Beneficente Arca do Senhor (ABAS), em Sobral Bentes, na cidade de Macarani, a 143 km de Vitória da Conquista. O espaço vai ter uma cozinha com investimento de 242 mil reais do Governo do Estado para oferecer às famílias em situação de vulnerabilidade acesso à alimentação de qualidade, respeito e esperança.
Fonte: Ascom/Bahia sem Fome
Comentários