Bahia conquista sete medalhas no primeiro bloco dos JEBs 2025 de Uberlândia


Bahia conquista sete medalhas no primeiro bloco dos JEBs 2025 de Uberlândia
Bahia conquista sete medalhas no primeiro bloco dos JEBs 2025 de Uberlândia

Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

A Bahia chega ao segundo bloco de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, em Uberlândia, interior de Minas Gerais, nesta quarta-feira (15), com sete medalhas conquistadas ao todo no primeiro bloco. Após conquistas na natação, no futsal feminino e no voleibol masculino, o foco dos baianos parte para o atletismo, o atletismo adaptado, o judô, a ginástica rítmica e o taekwondo até o sábado (18).

Com uma delegação composta por 66 estudantes atletas – das modalidades de badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia -, foram conquistadas duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze entre os dias 7 e 12 deste de outubro. O destaque ficou para natação, que subiu ao pódio cinco vezes, com três nadadores.

Natação Baiana – A Bahia começou não com o pé direito, mas com a braçada direita. Na sua terceira edição nos JEBs e histórico de medalhas, Felipe Santiago Viana, de 14 anos e da Escola Sartre Seb Monet, em Lauro de Freitas, foi o primeiro medalhista e o principal nome da Bahia com três medalhas, todas conquistadas na série ouro (a principal da disputa). Ele conquistou a prata nos 50m livre e nos 100m livre, além de um bronze nos 50m costas.

“Esse campeonato é muito importante para os jovens da minha idade para incentivar o esporte. A Bahia vem sempre forte na natação nos JEBs. Sempre, é uma experiência muito importante para todos nós e, principalmente, para mim. Nessa edição, nadei três provas e conquistei três medalhas na série ouro. Eu gostaria de agradecer ao Governo do Estado da Bahia por apoiar nossa vinda e permitir nossa disputa com outros nadadores de grande nível técnico e de competitividade aqui”, comenta Felipe.

Já a medalha dourada de primeiro lugar veio duas vezes pela série bronze: Pedro Gabriel Ribas, 14 anos e do Colégio Gregor Mendel, de Salvador, conquistou o ouro nos 100m livre; e Lídio Vinicius Teixeira, 13, da Escola Mundái, de Porto Seguro, conquistou o ouro nos 400m livre da série bronze. “Acabei de conquistar essa medalha de ouro. Estou muito feliz. Foi uma prova complicada, mas fiz força até o final e fiquei muito feliz em medalhar no JEBs 2025”, conta Pedro.

Modalidades Coletivas – A Bahia completou sua participação no primeiro bloco com duas medalhas nas modalidades coletivas. O tradicional futsal feminino do Colégio Integral conquistou a medalha de bronze da série prata após vencer a disputa de terceiro lugar contra Roraima. Já o voleibol masculino do Colégio Militar de Salvador chegou à final da série bronze contra o Goiás e ficou com a medalha de prata após perder uma partida disputadíssima com direto a um 15 a 13 no tiebreak no terceiro set.

O capitão do time, que está no seu segundo JEBs, Leandro Bonfim, comemorou o resultado e a experiência. “Perdemos a final, infelizmente. Mas, estamos muito felizes, porque o que nos resta é experiência para chegarmos ainda mais longe nos próximos campeonatos. Essa competição é uma muito difícil. Mesmo com uma equipe mista de atletas que já participaram antes e muitos novos, que precisavam ganhar maturidade, ganhamos essa experiência e maturidade de volta para Salvador junto a este troféu.”

Segundo bloco – A Bahia segue na maior competição escolar de 12 a 14 anos do país de 15 a 18 de outubro, em Uberlândia, com 58 estudantes atletas. As disputas de atletismo, atletismo adaptado e judô começaram já nesta quarta, no SESI Gravatás, enquanto a ginástica rítmica começou no Ginásio Municipal Tancredo Neves – Arena Sabiazinho; e o taekwondo terá início nesta quinta-feira (16), no Ginásio Poliesportivo presidente Roosevelt.

Bahia nos JEBs 2025 – A Bahia será representada por 193 atletas nos três blocos: 66 no primeiro (badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia); 58 no segundo (atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, judô e taekwondo) e 69 no terceiro (basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez) – além de 35 técnicos e mais 25 membros da delegação.

Ao todo, 257 pessoas de toda a delegação da Bahia nos JEBs 2025 entre os dias 5 e 28 de outubro participam do torneio com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Elas representam 22 cidades baianas: Amargosa, Aporá, Camaçari, Candeias, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Feira de Santana, Iguaí, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Nova Canaã, Pojuca, Porto Seguro, Remanso, Salvador e Uruçuca.

Jogos Escolares Brasileiros 2025 – O evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), vai reunir mais de 10 mil pessoas, entre atletas, árbitros e comissão técnica, de todas os estados e do Distrito Federal em Uberlândia/MG. Ao todo, 12 equipamentos esportivos serão utilizados como locais de competição.

Ascom Sudesb –