Aulão da SEC fortalece preparação de estudantes da rede estadual na reta final do Enem


Aulão da SEC fortalece preparação de estudantes da rede estadual na reta final do Enem
Aulão da SEC fortalece preparação de estudantes da rede estadual na reta final do Enem

Foto: André Fofano/SEC

Em clima de expectativa e com foco na revisão de conteúdos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais de dois mil estudantes de Salvador participaram, nesta quinta-feira (6), na Arena A Tarde, em Salvador, do Aulão Prepara Enem. A iniciativa integra as ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) voltadas ao fortalecimento da preparação dos jovens baianos para o ingresso no Ensino Superior. As provas serão aplicadas neste domingos (9) e 16 de novembro.

Na abertura do aulão, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou a importância da iniciativa da SEC para a preparação dos estudantes. “Não tenho nenhuma dúvida de que um movimento com um grande aulão como este engaja mais os estudantes para o dia das provas, além de melhorar os resultados da educação da Bahia, que já é o terceiro Estado com o maior número de estudantes aprovados nas universidades através do Enem e o quarto com as melhores notas”.

Para o estudante Guilherme Ramos, 18 anos, 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Nova Esperança, que fará o Enem como treineiro, as dicas passadas no aulão são fundamentais para a sua preparação. “Quero muito cursar Psicologia na universidade e, por isso, já estou focado nos estudos para adquirir experiência e ter um bom rendimento, tanto nas provas deste ano, quanto nas do ano que vem, quando estarei na 3ª série. Este aulão me deixou ainda mais motivado”, disse.

A estudante Ruth Cerqueira, 18 anos, 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Oliveira Brito, aprovou a iniciativa do aulão. “Faço questão de participar de aulões como este, pois temos a oportunidade de entender melhor diferentes conteúdos de forma dinâmica e tirar várias dúvidas”, revelou a jovem, que tem o sonho de cursar Licenciatura em História.

Segundo a professora Letícia Santos, que leciona Química no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, os aulões estimulam a fixação de conteúdos aprendidos em sala de aula. “No aulão, os estudantes têm a oportunidade de interagir com outros estudantes e de revisar os assuntos com um novo olhar e de forma mais lúdica. Desta forma, eles se fortalecem e percebem que são capazes de fazer as provas de forma tranquila e tirar boas notas no exame”, comentou.

Dicas de professores para o exame
A atividade, que teve o apoio institucional do Grupo A Tarde, foi comandada pelos professores convidados Noslen Borges, referência no ensino de Língua Portuguesa; Vina Queiroz, professora da rede estadual e especialista em redação no modelo do Enem; Wagner Aguiar, mestre em Ensino de Matemática; e Eric Barreto, pós-graduado em Ensino de Química e em Ensino Lúdico.

Dentre as dicas apresentadas, a professora Virna destacou que os estudantes devem se atentar à estrutura do texto da redação. “Tem que colocar, no mínimo, três períodos em cada parágrafo e cada período deve ser iniciado com o operador argumentativo, com um conector ou um elemento de coesão, que conecte à ideia anterior. Em seguida, o estudante precisa colocar o tema na introdução e na conclusão. Outra dica valiosa é que o texto deve ter dois argumentos, que são os problemas que vão resolver o que é ocasionado pelo tema”, pontuou.

Já o professor Eric abordou dicas para facilitar a resolução das questões de Química. “Em Química Orgânica, por exemplo, o estudante tem que saber as funções orgânicas e identificar as funções, porque, com isso, ele resolve quase todas as questões deste assunto. Eletroquímica também é um assunto muito importante e que cai sempre no Enem. Outra dica é nunca começar a prova com as questões que exigem fazer conta. No Enem, a prova de Química tem, no máximo, três questões de cálculo e que demandam muito tempo para responder”, destacou.

Para tirar a tensão dos alunos que normalmente ficam ansiosos e preocupados dias antes das provas, a programação também incluiu momentos de descontração e dicas práticas sobre alimentação, sono e gestão do tempo. O aulão foi encerrado em clima de descontração com shows dos cantores Rapha Chagas, que contou com participação especial do músico Buja Ferreira.

Fonte: Ascom/SEC