O programa A Escola e o Legislativo promoveu, nesta terça-feira (14), mais um dia de visitas à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), recebendo estudantes de diferentes níveis de escolaridade de Salvador e também do interior.
Pela manhã, a ALBA recebeu 25 estudantes do Ensino Fundamental do Centro de Educação Ávila Góis, localizado no bairro do Barbalho, na capital baiana. Durante a visita, os alunos exploraram as dependências da Casa do Povo e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo.
Pela tarde, foi a vez dos universitários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), do campus de Itapetinga, município a cerca de 500 quilômetros de Salvador, participarem da visitação.
Composto por 23 estudantes dos cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Biológicas, o grupo assistiu a palestras ministradas por servidores da ALBA, aprofundando seus conhecimentos sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Na visita, os alunos do professor mestre Rafael Ribeiro, da disciplina Políticas e Gestão Educacional, puderam conhecer as instalações da ALBA, além de acompanhar uma sessão no plenário.
Cynthia Rabelo, uma das coordenadoras do programa, destacou que “o projeto visa aproximar a comunidade do parlamento, incentivando a participação dos estudantes e mostrando que a Casa do Povo é acessível e aberta. O objetivo principal é que os participantes conheçam a estrutura do parlamento, as leis e o funcionamento das comissões e plenários”.
A universitária Giovana de Souza, 21 anos, graduanda do curso de Ciências Biológicas, avaliou sua experiência. “Muitas vezes, nós que somos do interior temos uma visão limitada do que é ser cidadão. E ser cidadão é também ocupar esses espaços que são tão importantes para o nosso desenvolvimento. Desenvolvimento que só acontecerá por meio da educação”, sinalizou.
Comentários