
A área verde da Assembleia Legislativa sediará, entre os dias 2 e 6 de novembro, o VII Acampamento Terra Livre (ATL) dos Povos Indígenas. Com o tema “Clima e Território: duas lutas, um direito”, o evento é promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e deverá reunir mais de 1.800 indígenas de diversas etnias, além de cerca de 300 representantes de movimentos sociais de todo a Bahia.
O acampamento é reconhecido como um espaço de articulação, resistência e diálogo entre os povos indígenas, voltado ao fortalecimento das políticas públicas direcionadas aos povos originários. Também busca promover alianças entre lideranças e movimentos sociais que defendem os direitos humanos, territoriais e ambientais.
De acordo com a programação divulgada pelo Mupoiba, durante os cinco dias de atividades, as lideranças indígenas participarão de diálogos com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, abordando temas como a demarcação de territórios, o acesso a políticas públicas essenciais, a segurança das comunidades e o enfrentamento das mudanças climáticas que afetam os territórios e modos de vida tradicionais.
O encontro também contará com atendimento direto à população indígena, por meio da oferta de serviços públicos e ações sociais promovidas pelo Governo do Estado da Bahia e por parceiros da causa indígena. Ao longo dos cinco dias, haverá ainda uma feira de artesanato indígena, com expositores de diversos povos da Bahia.
SUSTENTABILIDADE
Nos dias 30 e 31 de outubro, será realizada a ação Drive Thru Sustentável no estacionamento do Memorial Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Saeb), conta com o apoio do projeto ALBA Verde, desenvolvido pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Durante a ação, a população poderá entregar materiais recicláveis como papéis, embalagens plásticas e de vidro, óleo de fritura, roupas usadas e itens de reciclagem especial, incluindo banners, sandálias Havaianas quebradas, lâmpadas fluorescentes, cápsulas de café, exames de raio-X e isopor.
     
          






Comentários