Apresentações culturais são destaque na programação do aniversário da Biblioteca Estadual de Itaparica


Apresentações culturais são destaque na programação do aniversário da Biblioteca Estadual de Itaparica
Apresentações culturais são destaque na programação do aniversário da Biblioteca Estadual de Itaparica

Janela para o conhecimento, memória, leitura, cultura e a transformação social da comunidade itaparicana, a  Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), completa 57 anos na próxima quinta-feira (18). Para celebrar a história da unidade, uma tarde de programação cultural movimenta o público.

Para a diretora da unidade, Soraia Alves, a Juracy Magalhães Júnior – Itaparica assume um papel que vai muito além do empréstimo de livros. “Acredito que este espaço tem uma importância imensurável para a comunidade local. A biblioteca se tornou um ponto de encontro, aprendizagem, cultura, acolhimento e transformação social. É um equipamento que pulsa junto com a cidade, amplia horizontes, incentiva sonhos e fortalece a autoestima da comunidade.”

A programação da quinta-feira (18) tem início às 14h30 com a Contação da História da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., narrando a trajetória da instituição, abordando curiosidades e momentos marcantes deste espaço. Em seguida, o Terno de Reis Estrela do Mar, traz muita música para o público, evidenciando o valor das manifestações culturais na preservação e difusão da cultura do povo baiano.

Finalizando a tarde de celebração, o Balé Afro de Itaparica faz sua estreia com o espetáculo “A Representação dos Orixás”. Uma imersão artística no rico universo da mitologia afro-brasileira através de uma linguagem coreográfica que une a tradição e o contemporâneo. A obra do grupo traduz em movimento a essência das forças da natureza representadas pelos Orixás.

“O objetivo da Fundação Pedro Calmon é o de reafirmar o lugar da biblioteca como um espaço vivo, dinâmico e profundamente conectado com a comunidade. Que esse novo ciclo seja marcado por atividades que valorizem ainda mais a história do povo baiano, o seu território, e, principalmente, as pessoas que fazem parte dessa caminhada.” complementa a diretora.

Sobre a unidade
Fundada em 1968, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica atende aos municípios da Ilha de Itaparica e de Vera Cruz, além das cidades circunvizinhas. Semanalmente atividades como clubes de leitura, lançamentos de livros, exibição de filmes, oficinas de arte, oficinas de teatro e saraus de poesia são desenvolvidas para o público.

O espaço conta com um acervo diversificado composto de obras de arte, pinturas em tela, quadros, esculturas, medalhas, brasões, mobiliário antigo e de um acervo expressivo de livros raros e de arte, doados pelo fundador e patrono, Juracy Montenegro Magalhães.

Serviço
O quê: Aniversário de 57 anos da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Você é parte desta história!
Quando: 18 de dezembro (quinta-feira) às 14h30
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica (Rua Rui Barbosa, s/n – Centro Itaparica) no auditório
Aberto ao público

Programação
14h30 – Abertura: Contação da História da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. 
14h40 – Apresentação Musical: Terno de Reis Estrela do Mar
16h – Apresentação de Dança: Balé Afro de Itaparica

Fonte: Ascom/FPC